Operadoras de rede alemãs já aprovaram a conexão de 46 GWh de armazenamento em média tensão

Share

Do ESS News

Todos estão falando sobre armazenamento de energia em baterias, ou mais precisamente, sobre a avalanche de aplicações e as dificuldades em garantir a conexão à rede elétrica para grandes sistemas de armazenamento de energia em baterias. A Agência Federal de Redes da Alemanha (BNetzA) publicou, pela primeira vez, dados sobre solicitações e compromissos de conexão.

Em 2024, as operadoras de rede na Alemanha receberam 9.710 solicitações de conexão para sistemas de armazenamento de energia em baterias planejados para operação em média tensão. Essas solicitações correspondem a um total de 400 GW/661 GWh, de acordo com dados da BNetzA. Em comparação, a capacidade instalada atualmente de sistemas de armazenamento em média tensão totaliza cerca de 2,3 GW/3,2 GWh.

Segundo a avaliação da BNetzA, as operadoras de rede emitiram cerca de 3.800 compromissos de conexão à rede em 2024, incluindo solicitações submetidas em anos anteriores. Esses projetos comprometidos representam uma produção total de 25 GW/46 GWh. No entanto, permanece incerto quantos desses projetos serão de fato concretizados, visto que os desenvolvedores de sistemas de armazenamento não são obrigados a implementar os projetos mesmo após a concessão de um compromisso de conexão.

Os dados são provenientes de um estudo de monitoramento recente. Devido a limitações do sistema, inicialmente foram coletados apenas os números de 2024, mas a agência planeja publicar os dados do ano corrente “em tempo oportuno”. Mais detalhes estão disponíveis na plataforma Smard .

Para projetos de transmissão, que normalmente lidam com sistemas de armazenamento muito grandes, o número de solicitações de conexão é significativamente menor. No Diálogo sobre o Mercado de Energia de 50 Hertz, realizado em Berlim na terça-feira, os quatro operadores de sistemas de transmissão informaram que aprovaram compromissos de conexão para sistemas de armazenamento de baterias totalizando 51 GW para os próximos anos. Suas capacidades de rede estão agora efetivamente totalmente alocadas, embora, assim como nos projetos de média tensão, ainda não se saiba quantos desses projetos de grande escala serão construídos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Osda aposta em solução one-stop-shop e projeta crescimento de 20% nas vendas em 2025
12 novembro 2025 Em entrevista à pv magazine, o diretor da companhia para a América Latina, Felipe Santos, detalha a visão estratégica da Osda para o Brasil, incluindo...