Geração solar pode aumentar até 20% com manutenção e limpeza, aponta TTS Energia

Share

As instalações de energia solar nos telhados e terrenos de empresas podem elevar a geração fotovoltaica entre 5% e 20% com a manutenção constante dos equipamentos, estima a TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares e tecnologias sustentáveis. De acordo com a empresa, o monitoramento contínuo da geração, manutenções preventivas e corretivas, zeladoria das áreas de solo e limpeza de painéis solares garantem mais eficiência, segurança e retorno do investimento para os consumidores com projetos instalados.   

Por outro lado, conforme pontua o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof, a ausência de manutenção adequada pode gerar perdas expressivas de produção, reduzir a vida útil dos equipamentos e até causar acidentes graves, como incêndios e queda de módulos em telhados.   

“Embora o Brasil seja um dos países com maior potencial solar do mundo, muitos empreendimentos fotovoltaicos ainda tratam a operação e manutenção (O&M) das usinas com a mentalidade de ‘instalar e esquecer’. Na prática, a O&M não deve ser vista como custo e sim como investimento, já que a fase de operação e manutenção é a mais longa no ciclo de vida de uma usina solar, de cerca de 30 anos, e tem papel fundamental na performance e segurança das instalações”, explica. 

Além de reduzir riscos, o serviço de O&M contribui para otimizar o payback dos sistemas. “Um contrato especializado nesse serviço pode representar um aumento significativo na geração e ainda reduzir falhas que comprometem o retorno do investimento. Já registramos casos de usinas que voltaram a operar de forma rentável após assumirmos a manutenção”, ressalta Hulshof.

Com dezenas de contratos de O&M no Brasil, a TTS Energia mantém investimentos constantes em inovação e qualificação técnica para garantir desempenho, segurança e confiabilidade nas usinas atendidas. 

A TTS Energia possui ainda um conjunto de drones para as inspeções necessárias, que ajuda a identificar falhas térmicas, pontos quentes e anomalias em módulos e inversores, sem necessidade de desligar o sistema, além de robôs de limpeza dos painéis solares, utilizados para garantir maior uniformidade e eficiência na limpeza, reduzindo o consumo de água e evitando danos aos painéis.

“A combinação de boas práticas com tecnologias de ponta assegura maior confiabilidade, reduz custos de manutenção e amplia a vida útil dos equipamentos, mantendo também a validade das garantias dos fabricantes de módulos e inversores”, conclui o CEO da TTS Energia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Participação de baterias nos leilões de capacidade pode reduzir custos e mitigar emissões
11 novembro 2025 Nova análise da Aurora Energy Research avalia os desafios regulatórios e o impacto dos sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigl...