Estruturas emergentes para PPAs de solar com armazenamento na Europa

Share

Da pv magazine Global

pv magazine: Você acha que os PPAs (Power-Food Power Purchase Agreements, ou Contratos de Compra de Energia Fotovoltaica) puros continuarão sendo um segmento atraente na Alemanha?

Pieter van der Meulen: Os PPAs (Power Purchase Agreements, ou Contratos de Compra de Energia) puramente fotovoltaicos estão se tornando menos competitivos em mercados como a Alemanha, onde o rápido crescimento da energia solar levou a uma significativa canibalização de preços e a um aumento acentuado nas horas com preços negativos. Em 2025, a Alemanha já registrou mais de 470 horas com preços negativos, e quase 30% da geração fotovoltaica ocorreu durante esses períodos — o dobro da participação do ano passado. Essa baixa taxa de captura torna mais difícil alcançar a certeza de receita a longo prazo para projetos exclusivamente fotovoltaicos. Embora ainda haja alguma demanda por PPAs puramente fotovoltaicos com preços competitivos, estes geralmente são assinados apenas a preços muito baixos.  Como resultado, estamos vendo uma clara mudança em direção a PPAs híbridos de energia fotovoltaica com armazenamento, que permitem que desenvolvedores e compradores moldem os perfis de entrega, reduzam a exposição a preços negativos e desbloqueiem valor adicional da flexibilidade do armazenamento. Essas estruturas híbridas também estão se tornando mais viáveis ​​para os bancos, ajudando os projetos a obter financiamento em um mercado cada vez mais restrito. Essa tendência é evidenciada pelas significativas filas de interconexão para ativos de armazenamento de energia em baterias (BESS), grande parte dos quais está localizada junto a sistemas fotovoltaicos, destacando o crescente foco do mercado em configurações híbridas. Da perspectiva da LevelTen Energy, os contratos de compra de energia (PPAs) híbridos representam a próxima evolução do mercado. À medida que a exposição a preços negativos aumenta e a taxa de captura diminui, moldar a geração por meio do armazenamento — e adotar estruturas de liquidação virtual mais inovadoras que capturem preços mais altos — será essencial para manter a viabilidade econômica da nova capacidade solar.

compradores sem mesas de negociação. Por exemplo, as estruturas Híbridas Personalizadas e PPA-plus-TBx permitem que o vendedor lide com a otimização da bateria e a participação no mercado, enquanto o comprador simplesmente se beneficia de um perfil de energia renovável mais estável e com formato específico. Na LevelTen Energy, estamos vendo esses formatos simplificados ganharem força porque combinam estabilidade de preço com baixa complexidade, abrindo o mercado de PPAs híbridos para uma gama muito maior de compradores corporativos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Statkraft inaugura 274 MWp de usinas solares híbridas na Bahia 
11 novembro 2025 A companhia também colocará em operação a usina solar Serrita, de 69 MWp, em Pernambuco. O investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão adicionará no...