Busca online sobre energia solar cresce 50% com aumento na conta de luz

Share

Em novembro, pelo sexto mês seguido, a bandeira vermelha aumentará o valor da conta de luz dos brasileiros. Isso tem levado muitos a buscar alternativas para reduzir gastos, como investir em energia solar. O interesse é refletido pelo crescimento de 50% nas pesquisas online por “energia solar” e “placas solares” nos últimos três meses.

A busca por “valor da placa solar” aumentou 30%, impulsionada pela queda de 60% no custo de exportação dos painéis solares em 2023 e 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), tornando o investimento mais acessível ao consumidor, conforme levantamento da Descarbonize Soluções. Outras descobertas do estudo apontam que as buscas por “placa de sistema solar” tiveram um salto de 200%, enquanto as pesquisas por “valor placas solares para casas” aumentaram 56%. Além disso, o interesse pelo termo “energia solar fotovoltaica” cresceu em 21%.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015, informa o custo variável da produção de energia no Brasil por meio das bandeiras verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2). A bandeira vermelha é acionada quando há pouca chuva, exigindo o uso de usinas termelétricas, que são mais caras. No patamar 1, a tarifa aumenta R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos; no patamar 2, o acréscimo é de R$ 7,87.

Entre os estados com mais buscas online por placas solares no último trimestre, o Rio Grande do Sul aparece em primeiro lugar, seguido por Rondônia e Mato Grosso, respectivamente. Tocantins e Santa Catarina completam o top cinco.

A presença marcante da região Sul mais uma vez, com seus três estados entre os dez colocados, reforça o protagonismo da região na busca por fontes renováveis de energia. O Norte também se destaca com a presença de Rondônia, Tocantins e Acre no ranking. Enquanto o Centro-Oeste aparece representado por Mato Grosso, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

Os dados foram obtidos a partir de pesquisas no Google entre junho e agosto de 2025, proporcionais ao número de habitantes de cada estado.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Volume de BESS comercializados no Brasil em 2025 pode atingir 2,5 GWh
06 novembro 2025 A consultoria CELA estima que o mercado brasileiro de baterias deve ultrapassar a escala do GWh em 2025, chegando a 2,5 GWh no cenário otimista — mas...