O Estudo Estratégico de Geração Distribuída da Greener, referente ao primeiro semestre de 2025, analisou o mercado de inversores fotovoltaicos no Brasil, volumes importados, rankings de fabricantes e as tendências que moldam este segmento crucial para a geração distribuída (GD). Entre os destaques, o estudo revelou que o volume importado de inversores apresentou variações significativas entre as diferentes faixas de potência.
Para o mercado residencial (até 9,9 kW), houve uma queda de 32% no volume importado dos TOP 10 fabricantes, passando de 2,5 GW no primeiro semestre de 2024 para 1,7 GW no primeiro semestre de 2025. Nos primeiros seis meses de 2025, as 10 maiores fabricantes representaram 78% do mercado residencial total.
Já os inversores comerciais (entre 10 kW e 100 kW) viram um aumento de 26% no volume importado pelos fabricantes campeões de venda, de 2,3 GW para 2,9 GW no mesmo período. Os 10 maiores fornecedores para este segmento representaram 87% do mercado total.
E o segmento de inversores de grande porte (acima de 100 kW) registrou o crescimento mais expressivo, com um aumento de 77% no volume importado pelo TOP 10, saltando de 2,7 GW para 4,8 GW. As 10 marcas mais importadas corresponderam a 93,6% do volume total importado.
As marcas de inversores híbridos mais citadas pelos integradores que realizaram vendas foram: Deye, Huawei, WEG, FoxESS, Solis, Growatt, SolaX Power e Must PHB.
A pesquisa da Greener também detalhou os 10 principais players em cada segmento. Os 10 principais fabricantes de inversores residenciais (até 9,9 kW) foram responsáveis por 78% do volume total importado nesta faixa:
- Huawei (381 MW)
- SAJ (245 MW)
- Solis (239 MW)
- Deye (170 MW)
- Sungrow (122 MW)
- Goodwe (120 MW)
- Sofar (119 MW)
- FoxESS (107 MW)
- Hoymiles (105 MW)
- Growatt (104 MW)
Os 10 principais fabricantes de inversores comerciais (entre 10,0 kW e 100 kW) concentraram 87% do volume importado:
- Solis (507 MW)
- Huawei (481 MW)
- Saj (435 MW)
- Goodwe (347 MW)
- Deye (253 MW)
- Sungrow (253 MW)
- Aiswei (206 MW)
- FoxESS (159 MW)
- Livoltek (154 MW)
- Sofar (135 MW)
Os 10 principais fabricantes de inversores de Grande Porte (acima de 100 kW) foram responsáveis por 93,6% do volume total importado:
- Huawei (1.960 MW)
- Sungrow (698 MW)
- TBEA (532 MW)
- Solis (351 MW)
- Sofar (232 MW)
- Livoltek (207 MW)
- Goodwe (143 MW)
- Growatt (134 MW)
- Chint (125 MW)
- Sunways (111 MW)
O estudo também aborda o crescente interesse em sistemas híbridos (solar + baterias), com 71% dos integradores já oferecendo essa solução, um aumento em relação ao 1º semestre de 2024 (65%). No entanto, apesar da maior oferta, os sistemas híbridos representaram em média apenas 2% das vendas do mercado.
Os principais desafios para a venda de sistemas híbridos incluem:
- Preço dos equipamentos (72%): fatores como baixa rentabilidade do investimento, alto preço em comparação ao on-grid, viabilidade financeira e payback pouco atrativos são citados.
- Baixa demanda do cliente (19%): o sistema ainda é pouco procurado, seja por falta de conhecimento do consumidor ou por ser uma tecnologia nova.
- Outros fatores: falta de capacitação interna, concorrência desleal, dificuldades de financiamento, escassez de fornecedores e atuação em regiões com rede elétrica estável (baixa demanda por backup).
Apesar dos desafios, o estudo aponta oportunidades significativas. A diversificação da atuação dos integradores, com a oferta de sistemas híbridos, GD compartilhada, Operação e Manutenção (O&M) e carregadores para veículos elétricos, pode gerar novas fontes de receita. A expansão do mercado de veículos elétricos, por exemplo, cria uma demanda crescente por infraestruturas de carregamento, onde os integradores podem oferecer soluções de carregamento e serviços recorrentes.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.