Startup espanhola oferece geradores portáteis de energia solar e armazenamento para irrigação

Share

Da pv magazine Global

A Full&fast, fornecedora espanhola de soluções de armazenamento de energia, implantou uma microrrede na fazenda experimental La Chimenea, em Aranjuez, no sul da Espanha. O projeto consiste em uma instalação de gerador solar portátil com sistema de armazenamento autônomo para sistemas de irrigação agrícola.

A iniciativa, que está em execução desde abril de 2025 e deve durar até o final do ano, foi realizada no âmbito de uma colaboração estratégica entre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Rural, Agrícola e Alimentar de Madri (IMIDRA) e a startup espanhola Nomad Solar Energy.

A Fazenda La Chimenea, de propriedade de Imidra, é um local de experimentação agrícola na Comunidade de Madri. Projetos relacionados a novas técnicas de cultivo, manejo do solo, eficiência da irrigação e sustentabilidade agrícola são desenvolvidos no local.

Foi implementada uma instalação portátil, autônoma e não invasiva, garantindo o fornecimento de energia para os sistemas de rega e outras necessidades agrícolas sem recurso a infraestruturas permanentes ou ligações à rede elétrica convencional.

A solução portátil foi projetada para operar em modo autônomo para garantir total independência da rede, desempenho energético otimizado e um modelo de fornecimento sustentável. “É uma solução de energia plug-and-play que pode ser facilmente movida e adaptada a diferentes ambientes rurais”, explica a empresa.

A Nomad Solar Energy é responsável pela produção de eletricidade, enquanto a Full&fast fornece sua tecnologia de armazenamento, responsável por armazenar e distribuir energia de forma eficiente com controle e monitoramento remoto.

De acordo com a Full & fast, seu inversor bidirecional de 50 kW (paralelizável), 62,5 kVA e 125 A AC / DC apresenta tecnologia patenteada de armazenamento de energia baseada em carboneto de silício, usando baterias que “oferecem 80 vezes mais potência com o mesmo peso e tamanho que outras soluções comerciais no mercado e podem operar tanto no modo autônomo quanto na rede”.

As baterias do equipamento são recarregadas sem a necessidade de carregador externo ou sistema auxiliar, sendo que uma tomada ou estação de carregamento monofásica ou trifásica é suficiente.

O Nomad Energy Box é um gerador solar fotovoltaico pré-cabeado integrado a um contêiner de transporte com um mecanismo de estrutura dobrável retrátil que rola ao longo do solo em rodas adaptadas ao terreno. É equipado com um inversor e projetado para ser implantado e desmontado em três horas, de acordo com o fabricante. Em condições climáticas adversas, por exemplo, a matriz pode ser dobrada de volta para o contêiner.

As instalações típicas incluem operações humanitárias, militares, de construção, acampamentos remotos, ilhas isoladas ou operações de mineração.

O gerador está disponível em dois tamanhos: 47 kW em uma matriz de 3 m x 112 m ou 107 kW em uma versão de 6,1 m x 112 m. Alternativamente, eles podem ser divididos em arranjos de 56 m de comprimento, em vez de 112 m, com larguras de 7 m e 13 m, respectivamente. O armazenamento da bateria é opcional.

A versão menor possui 92 painéis solares com potência nominal de 465 W com inclinação de 15 graus, inversor trifásico Huawei SUN2000-50KTL-M3 e peso de 6.500 kg.

Mais dois produtos estão em andamento: uma unidade maior de 220 kW e uma unidade de 107 kW com bateria integrada.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Thopen inaugura usina de 5,3 MWp em Goiás e projeta investir R$ 140 milhões no estado
23 setembro 2025 A planta de GD compartilhada Sítio Nogueira faz parte de um plano de expansão de 11 usinas solares que a Thopen planeja operar no estado até 2026, tot...