A Albioma contratou financiamento de R$ 120,525 milhões junto ao BNDES, com recursos do Fundo Clima e do FINEM para a conclusão da implantação de oito projetos fotovoltaicos de minigeração e pré-pagamento de notas comerciais emitidas em 2024. A Watt Capital assessorou a empresa francesa na estruturação e contratação da operação. Os projetos totalizam 30,2 MWp de capacidade instalada e estão localizados no interior de São Paulo e em Minas Gerais, abrangendo três concessões de distribuição. Os investimentos totais são estimados em R$ 150,7 milhões.
Para o diretor presidente da Albioma no Brasil, Christiano Forman, a operação reforça a parceria estratégica com o banco de desenvolvimento. “Esta é nossa segunda contratação junto ao BNDES para projetos fotovoltaicos. O banco também é um grande parceiro em nossas usinas de cogeração a biomassa e projetos de produção de biogás e biometano”, afirma. “O BNDES tem um time de análise muito qualificado e sua estratégia de blended finance tem sido importante para viabilizar economicamente novos projetos”.
“Este financiamento representa o resultado de um trabalho iniciado há mais de dois anos”, explica o sócio-diretor da Watt Capital, Eduardo Tobias. “Assessoramos a Albioma em toda a jornada: desde a prospecção, análise e negociação dos projetos, passando pela estruturação das notas comerciais, até o financiamento de longo prazo. Resta apenas concluirmos a negociação da fiança bancária para viabilizar os desembolsos”.
O financiamento foi estruturado pela subsidiária Albioma Solar Brasil III, atingindo alavancagem de 80% com prazos de 16 anos para a tranche de Fundo Clima e 20,5 anos para o FINEM. No BNDES, a análise da operação foi liderada pela gerente Cláudia Noel e sua equipe.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.