Huasun atinge 34,02% de eficiência para célula solar de heterojunção de perovskita

Share

Da pv magazine Global

A fabricante chinesa de módulos solares Huasun afirma ter alcançado uma eficiência de conversão de energia de 34,02% para uma célula solar em tandem de 1 cm² baseada em uma célula superior de perovskita e um dispositivo inferior de heterojunção de silício (HJT).

A empresa não informou se o resultado foi certificado por uma entidade independente.

“No nível de laboratório, a equipe introduziu de forma inovadora uma estratégia de passivação dupla combinando efeitos de campo físico e ligações químicas, o que reduziu significativamente as perdas de recombinação interfacial não radiativa”, afirmou Huasun. “Ao mesmo tempo, ao aplicar novos aditivos de cristalização de perovskita e materiais de camada de transporte de transportador de alta mobilidade, juntamente com uma série de melhorias de materiais e processos, a equipe da Huasun alcançou uma otimização abrangente da orientação do grão, alinhamento do nível de energia e estabilidade da interface – estabelecendo uma base sólida para explorar ainda mais os limites de eficiência.”

O fabricante também afirma ter alcançado uma eficiência de 29,01% em uma célula de grande porte com a mesma arquitetura em uma de suas linhas de produção, sem fornecer mais detalhes.

“Este avanço foi possibilitado pela tecnologia de deposição de filme fino de grande textura da Huasun, que garante um revestimento uniforme em superfícies complexas e supera os principais desafios no dimensionamento de materiais de perovskita”, explicou ainda. “Ao introduzir estabilizadores orgânicos, a Huasun melhorou a uniformidade de deposição e a estabilidade ambiental, enquanto os novos materiais de transporte de interface aumentaram a confiabilidade e a compatibilidade do processo.”

Mais informações técnicas sobre o projeto da célula não foram divulgadas.

Em maio de 2024, a Huasan alcançou uma eficiência de conversão de energia de 26,50% em uma célula solar HJT baseada em uma tecnologia de módulo de barramento zero (0BB) e pasta de cobre revestida de prata com baixo teor de prata.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

De lastros para lajes a usinas flutuantes 100% nacionais: as inovações da Fortlev na Intersolar 2025
04 setembro 2025 Ícone brasileiro no armazenamento de água, a Fortlev levou para a feira soluções que unem especialização em plásticos com a geração fotovoltaica.