6,6 GW de sistemas de projetos em GD I aguardam análise das distribuidoras

Share

As distribuidoras de energia ainda têm pendentes de análise 39 mil pedidos de novas conexões de geração distribuída realizados antes de 06 de janeiro de 2023. Esses pedidos se enquadram em GD I, o regime de compensação tarifária anterior à Lei 14.300, que estabeleceu a cobrança gradativa do uso do sistema de transmissão para sistemas protocolados após esse período. Os sistemas que ainda aguardam análise das distribuidoras somam 6,621 GW de capacidade, o que perfaz uma média de 169 kW por projeto.

Os dados, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foram apresentados durante a abertura do Congresso do The Smarter E 2025, evento que reúne as feiras Intersolar, ESS, Power2Drive e Eletrotec EMPower.

O levantamento da agência compreende pedidos realizados entre 07 de janeiro de 2022 e 06 de janeiro de 2023, período entre a publicação da Lei 14.300 e o início das regras estabelecidas para a compensação tarifária.

A maior parte dos pedidos realizados nesse período, 970 mil, foi aceita pelas distribuidoras e os sistemas, conectados, somando 13 GW. Entre os pedidos aceitos, a média de capacidade instalada é de 13,4 kW.

Em termos de potência, a parcela não aceita é maior, somando 34,1 GW de 201 mil pedidos. A média de capacidade por sistema nesse caso também é de 169 kW.

O cenário reforça a sinalização de saturação na rede e de capacidade maior para absorver projetos de menor porte.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow: aquecimento para leilão de baterias e arrefecimento de grandes usinas solares
29 agosto 2025 Na Intersolar 2025, o country manager da Sungrow no Brasil, Rafael Ribeiro, disse à pv magazine Brasil que a companhia entregou mais de 80 propostas d...