Nextracker apresenta tracker que reduz emissões e ferramenta de instalação a bateria na Intersolar South America

Share

À medida que a geração solar de grande escala exige soluções cada vez mais inteligentes e adaptáveis, a Nextracker, líder global em rastreadores solares e sistemas inteligentes que maximizam o desempenho das usinas, apresentará tecnologias amplamente adotadas na Intersolar South America 2025. O evento acontece de 26 a 28 de agosto, no Expo Center Norte – São Paulo, Pavilhão Azul, estande B3-39.

Durante a feira, a empresa apresenta suas soluções avançadas para usinas solares, incluindo o sistema de gestão e controle de rendimento TrueCapture, o rastreador adaptativo NX Horizon XTR e outras tecnologias que aumentam a eficiência energética, reduzem custos e aceleram a implantação de projetos solares em diversos tipos de terreno.

A novidade deste ano é o Low Carbon Tracker, um rastreador solar que reduz em até 35% as emissões de carbono por meio do uso de aço limpo, além de uma ferramenta movida a bateria que proporciona instalação mais rápida e eficiente das usinas. Além disso, também apresenta uma nova ferramenta movida a bateria, que aumenta a velocidade e a eficiência durante a instalação das usinas solares. As ferramentas de instalação e sistemas de fixação oferecem alta resistência estrutural, eliminam a necessidade de reaperto de parafusos e garantem maior segurança e durabilidade para os projetos solares.

Maximização da geração

Nextracker também exibe o TrueCapture, um sistema de gestão e controle de rendimento que minimiza perdas de desempenho e aumenta a produção das usinas fotovoltaicas em até 4% ao ano. Com mais de 50 GW de projetos solares já utilizando essa tecnologia, o TrueCapture se destaca por solucionar desafios comuns em rastreadores solares, como sombreamento entre fileiras e perdas em terrenos inclinados ou irregulares.

Uma funcionalidade-chave do sistema é o Split Boost, que otimiza a captação solar em períodos de baixa luminosidade. Ao nascer e ao pôr do sol, a tecnologia posiciona estrategicamente os painéis para sombrear intencionalmente a metade inferior e maximizar o ganho de energia em módulos solares split-cell (half-cell), especialmente nas primeiras e últimas horas do dia. Essa abordagem, combinada com dados de sensores e processamento local, permite ajustes em tempo real — mesmo sob condições de luz difusa, como em dias nublados.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Solar deve adicionar 13 GW no Brasil em 2025 com sinais de desaceleração
27 agosto 2025 A projeção, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica foi apresentada durante a abertura do congresso do evento The Smarter E.O setor bus...