A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na terça-feira (26/08), durante Reunião Pública, o edital do Leilão nº 1/2025, destinado à aquisição de energia e potência elétricas, disponibilizadas por meio de soluções de suprimento, para atendimento aos mercados consumidores dos Sistemas Isolados, denominado “Leilão para suprimento aos Sistemas Isolados, de 2025”.
O início de suprimento é 20 de dezembro de 2027, com exceção para a localidade de Coari, que terá o início do suprimento em 1º de dezembro de 2030, sendo que, para as localidades de Anamã, Caapiranga e Codajás é permitido o início do suprimento imediato.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) registrou o cadastramento de 241 projetos, correspondendo a 80 soluções de suprimento, totalizando 1.870 MW. Os lotes a serem ofertados no leilão e as respectivas propostas de soluções de suprimento cadastradas são:
Lote 1 – Amazonas: 8,791 MW (19 soluções de suprimento);
Lote 2 – Amazonas: 48,253 MW (29 soluções de suprimento):
Lote 3 – Pará: 9,946 MW (32 soluções de suprimento)
As centrais termelétricas cadastradas correspondem a 39% da potência total cadastrada e as centrais híbridas (termelétricas + fotovoltaicas, com ou sem armazenamento) totalizam 61% da potência. Entre os projetos cadastrados, 31% são de solar com diesel e biocombustíveis, 28% de solar com gás natural e 2 com solar e biocombustíveis.
Os projetos apresentam as seguintes características:
- Cerca de 55% das centrais geradoras híbridas (termelétrica e fotovoltaica) possuem sistemas de baterias;
- Todas as 11 centrais termelétricas cadastradas utilizarão mistura de biodiesel acima do percentual obrigatório;
- Um mesmo projeto pode participar de uma ou mais solução de suprimento
O assunto ficou em consulta pública e recebeu 89 contribuições, das quais 43% foram aproveitadas, total ou parcialmente, 29% não foram aproveitadas e 28% foram consideradas fora do escopo. A sessão do leilão, via internet, acontecerá no dia 26/9/25.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.