Axial anuncia novo tracker solar para terrenos irregulares

Share

A Axial, empresa espanhola especializada em projetos e na fabricação de trackers solares, anuncia novo tracker solar para terrenos irregulares parea o mercado brasileirp. O modelo SlopeSync elimina a necessidade de alinhamento de pilares e permite desvios de até 30º, além de 15% na variação da altura. Por meio do Slopesync, a Axial garante ainda ser possível reduzir os custos com obras civis e impactos ambientais. O novo tracker foi apresentado pela primeira vez ao público na Intersolar Europe, realizada em Munique, na Alemanha, no final de junho e será apresentada ao mercado brasileiro durante a Intersolar South America, em São Paulo.

Atualmente a Axial trabalha localmente com o Axial Tracker Twin, primeiro rastreador solar bi-fileira no mundo com tecnologia homocinética nos tubos de conexão.

Segundo o diretor-geral da Axial no Brasil, Ronald Carias Esteban, o modelo é uma escolha estratégica que visa otimizar a instalação de usinas solares em terrenos irregulares, tão comuns em diversas regiões do país. “A escolha do SlopeSync para o Brasil é um passo estratégico da Axial, aproveitando a capacidade única do tracker de se adaptar a terrenos com grandes declives e morfologias desafiadoras, características presentes no território brasileiro e que antes inviabilizavam muitos projetos fotovoltaicos”.

Na edição da Intersolar South America de 2024, a  empresa divulgou o início da produção de um “cérebro” próprio para seus trackers solares, o chamado SmartAx. Além de funcionar como um controlador projetado para os trackers da Axial, o equipamento oferece aos clientes a possibilidade de terem mais informações sobre a funcionalidade do produto, já que foi um desenvolvimento in-house.

O dispositivo é o responsável pela inteligência que movimenta o tracker ao longo do dia e reúne funções para adaptar o tracker a variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações, irradiação difusa e backtracking 3D — mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Ampliação do regime tributário especial de Minas Gerais facilita acesso para geradores de energia elétrica
31 julho 2025 Medida contempla Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas além de outras fontes renováveis como solar, eólica, biogás com co...