Ludfor migra a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves para o mercado livre de energia

Share

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves está migrando para o Mercado Livre de Energia, por meio de um contrato firmado com a Ludfor, que atua em gestão e comercialização de energia. A iniciativa, realizada através da Simplifica Energia — empresa do grupo especializada em geração distribuída — é, de acordo com a empresa responsável pela migração, inédita entre os órgãos públicos do estado.

A adesão de órgãos públicos ao mercado livre de energia é uma tendência crescente em todo o Brasil. Atualmente, órgãos públicos de administração direta já respondem por cerca de 3% do consumo total de energia do país, o equivalente a 15 GWh/ano. Somente em 2024, mais de 800 contratos de fornecimento de energia livre foram assinados por entidades públicas, demonstrando a busca do setor por maior autonomia na negociação de preços, escolha de fornecedores e redução de impactos ambientais.

Com a migração, a Câmara de Bento Gonçalves passa a consumir energia de fontes limpas, como a solar, contribuindo diretamente para a descarbonização da matriz energética e para a redução dos custos com eletricidade.

“O mercado livre de energia já é consolidado entre grandes empresas, mas sua expansão para o setor público é um passo fundamental para acelerar a transição energética no país. Nossa missão é simplificar esse processo e gerar valor real para a sociedade”, afirma o CEO do Grupo Ludfor, Douglas Ludwig. “Ser protagonista dessa transformação no Rio Grande do Sul reforça o compromisso da Ludfor com a democratização do acesso à energia limpa. Acreditamos que a liderança do setor público pode inspirar outros municípios e instituições a buscarem alternativas mais inteligentes, econômicas e sustentáveis para a gestão de seus recursos”, acrescenta.

Com sede em Bento Gonçalves (RS) e doze filiais em capitais do Brasil, o Grupo Ludfor é uma das maiores empresas de gestão de energia do país, com mais de 1,2 GWm sob gestão, e mais de 5.500 unidades consumidoras atendidas.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A busca por profissionais prontos para se reinventar
22 julho 2025 Com 440 mil empregos em 2024, setor exige atualização constante em meio a mudanças regulatórias e de mercado.