A TrinaTracker Brasil, fabricante global de soluções de rastreadores solares, e a CGN Brasil, empresa com foco em investimentos na geração e comercialização de energia limpa, fecharam um acordo para o fornecimento de trackers para o complexo solar Lagoa do Barro, no Piauí. Os equipamentos são responsáveis por movimentar os painéis solares durante o dia seguindo o movimento do sol para otimizar a captação da luz solar e, consequentemente, aumentar a geração de energia.
Serão instalados 1.083 equipamentos de última geração, no modelo Vanguard 1P da TrinaTracker Brasil, responsáveis pelo sistema de rastreamento inteligente dos mais de 90 mil painéis solares da usina, com capacidade de 56,11 MWp. A parceria entre as duas empresas já acontece em outros países.
“Estamos muito entusiasmados com esta parceria com a CGN no Brasil, que representa um marco importante para a TrinaTracker Brasil e indica a manutenção e extensão dessa parceria que existe fora do Brasil”, afirma Head of Sales da empresa, Camila Carvalho. “Estamos comprometidos em entregar excelência e continuar a apoiar o crescimento da energia solar no país. O acordo com a CGN Brasil nos permite demonstrar este compromisso. Neste projeto estamos focados em demonstrar o melhor processo operacional, garantindo a entrega dos trackers com muita qualidade e eficiência”.
Os rastreadores Vanguard 1P implementam o avançado algoritmo SuperTrack Smart Tracking, uma tecnologia proprietária desenvolvida para maximizar a produção de energia em condições reais de terreno. Utilizando modelagem topográfica 3D e análise em tempo real de irradiação, o sistema realiza ajustes dinâmicos no ângulo dos módulos ao longo do dia, adaptando-se automaticamente às variações de relevo, meteorologia e sombreamento. Essa solução eleva significativamente a eficiência operacional e o aproveitamento energético da usina.
O contrato prevê o envolvimento dos times de produto da TrinaTracker Brasil tanto no Brasil quanto na China, proporcionando maior suporte ao time da CGN Brasil, que irá operar a usina. A expectativa é de que, uma vez conectada à rede, a planta deva suprir a demanda energética do Metrô de São Paulo com fontes solar e eólica, outro projeto integralmente desenvolvido e conduzido pela CGN Brasil, evitando a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO₂ ao longo de 15 anos.
A TrinaTracker Brasil já vem trabalhando em estreita colaboração com a CGN Brasil por meio do modelo de entrega “Delivered Duty Paid” (DDP), o qual assegura que a TrinaTracker seja responsável por todo o processo, desde a fabricação e embarque marítimo até a nacionalização e entrega no local do projeto, aliviando o cliente de preocupações logísticas.
Além do fornecimento, a TrinaTracker Brasil oferecerá suporte completo, incluindo comissionamento dos rastreadores, treinamento para operação e manutenção, e um serviço de pós-venda robusto. “Nosso objetivo é ir além de um simples contrato de fornecimento. Queremos construir uma parceria duradoura com nossos clientes, oferecendo suporte contínuo e garantindo o melhor desempenho de nossos produtos”, acrescenta Camila. Ela também reforça a presença da empresa no país: “Contamos com uma equipe técnica local altamente capacitada, o que fortalece nossa atuação no Brasil e garante agilidade e proximidade no atendimento aos clientes.”
“Acreditamos que parcerias estratégicas são fundamentais para acelerar a expansão da matriz energética renovável no Brasil. Com tecnologia de ponta e fornecedores qualificados, como a TrinaTracker, conseguimos fortalecer nossa atuação no país e avançar com projetos que contribuem diretamente para um futuro mais sustentável”, destaca o Presidente e CEO da CGN Brasil, Yao Zhigang.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.