Aumento de tarifas e acionamento de termelétricas impulsionam demanda por energia solar

Share

A procura por soluções fotovoltaicas cresce significativamente em momentos de instabilidade e encarecimento da energia e o cenário energético brasileiro atual tem se tornado um catalisador para o investimento em energia solar fotovoltaica, segundo Danilo Guilherme, da ATKSolar, divisão de energia solar da Alarmtek.

A companhia observa um aumento de 20% a 30% na procura por sistemas fotovoltaicos nos meses de inverno, período em que as bandeiras vermelhas são mais frequentes devido à menor incidência de chuvas e, consequentemente, à menor geração hidrelétrica.

De acordo com Guilherme, sempre que há anúncios de aumento de tarifas ou a iminência de acionamento de termelétricas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a busca por sistemas alternativos e mais econômicos dispara. “Como o sistema fotovoltaico está com valores atrativos, com o valor do Wp menor no último trimestre, segundo pesquisa Greener, a procura por esse tipo de sistema é alta”, explica.

Além da economia gerada, as tarifas mais altas impactam diretamente o tempo de retorno do investimento (payback) em um sistema de energia solar. “O payback, levando em consideração o aumento das tarifas, é menor e mais atrativo. As tarifas aumentam e o consumo com equipamentos elétricos — como chuveiros e aquecedores — elevam o custo mensal da conta de energia, tornando a solar uma solução ainda mais vantajosa”, afirma Danilo Guilherme.

O impacto dessa conjuntura é generalizado, atingindo todos os segmentos de mercado. Desde o agronegócio até o consumidor residencial, passando pelo setor comercial e industrial, todos estão mais propensos a investir em energia fotovoltaica devido a essas medidas governamentais e à busca por segurança energética e redução de custos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

6,6 GW de sistemas de projetos em GD I aguardam análise das distribuidoras
29 agosto 2025 Os pedidos de acesso à rede realizados por projetos de geração distribuída entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023 que foram aceitos pelas concessioná...