Huawei anuncia nova solução de armazenamento BESS de larga escala para aplicações C&I

Share

Durante evento em São Paulo nesta semana, a gigante chinesa Huawei anunciou oficialmente no Brasil o LUNA2000 215-2S10, seu novo Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (Intelligent Battery Energy Storage System – BESS) para projetos de grande escala em Comércio & Indústria (C&I), reforçando sua aposta no mercado brasileiro de armazenamento.

Enquanto a linha LUNA2000 já é líder no segmento residencial, com módulos de 7 kWh que podem ser combinados até 21 kWh, o novo modelo de 215 kWh foi projetado para atender às demandas de alta capacidade e de grande porte. Com tecnologia de resfriamento híbrido para maior eficiência e vida útil e otimização de energia a nível de pack, o sistema oferece uma solução robusta e confiável para a gestão energética e a estabilidade da rede.

Com 27 anos de presença no Brasil, a Huawei também celebrou o crescimento expressivo de sua divisão Digital Power, que registrou um aumento de 200% em sua receita nos últimos cinco anos.

O CEO da Huawei no Brasil, Gao Kexin, destacou que as soluções da Huawei Digital Power estão presentes em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial, e que, apenas em energia solar, instalou mais de 330 gigawatts de inversores globalmente, incluindo mais de 30 gigawatts na América Latina e mais de 14 gigawatts no Brasil. Um dos exemplos de sucesso no país é o Complexo Solar Arinos, em Minas Gerais, um projeto de 1.2 GW para o qual a empresa forneceu uma solução completa de equipamentos e serviços.

“Com o aumento da penetração de energias renováveis, a Huawei lidera o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia com capacidade grid-forming, essenciais para garantir a estabilidade da rede em um futuro de energia limpa”, afirmou o CEO.

Roberto Valer, diretor-técnico da Huawei Digital Power.

Imagem: Huawei

“Com mais de 14 GW de inversores instalados no Brasil e projetos de larga escala como o Complexo Solar Arinos em operação, demonstramos nossa capacidade de entregar soluções robustas e eficientes. Agora, nosso foco é ampliar esse ecossistema, integrando o armazenamento inteligente com BESS e a tecnologia grid-forming para dar o próximo passo na estabilização e descarbonização da matriz energética brasileira. Estamos trazendo o futuro da energia para o presente”, afirmou o diretor-técnico da Huawei Digital Power, Dr. Roberto Valer.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Cemig SIM planeja atingir 1 GWp em usinas de geração compartilhada em Minas Gerais até 2029
03 julho 2025 A empresa deve investir R$ 3,5 bilhões, sendo 600 MWp de capacidade própria e 40% de usinas arrendadas, para se tornar protagonista em um mercado que...