Com capacidade de 165 MW, Complexo Solar Lagoinha é inaugurado no Ceará

Share

Com capacidade instalada de 165 MW em uma área de 304 hectares, o Complexo Solar Lagoinha, primeiro projeto solar greenfield desenvolvido pela CGN Brasil, é capaz de gerar energia elétrica para abastecer aproximadamente 200 mil residências, contribuindo diretamente para a diversificação da matriz energética no Ceará e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Atualmente, o estado conta com 55 empreendimentos de energia renovável em operação, com uma capacidade instalada de 1,26 GW.

Durante a inauguração, foi formalizada a entrega de painéis solares para as escolas públicas de Russas. A ação ajuda a reforçar a promoção da educação ambiental e energética nas regiões.

“Hoje é um dia muito importante para o município de Russas. O dia em que inauguramos uma obra de grande importância, pelos empregos gerados e pela colaboração com o meio ambiente”, destacou o prefeito do município, Sávio Gurgel.

Durante a cerimônia de inauguração da usina, a CGN Brasil também reafirmou seu compromisso social com a comunidade de Russas. Além da doação de placas solares, doou materiais esportivos para escolas públicas. Na ocasião, ainda foi lançada a nova empresa de operação e manutenção (O&M) da CGN Brasil, voltada para usinas eólicas e solares.

O presidente da CGN Brasil, Zhigang Yao, destacou o trabalho desenvolvido na obra e a importância do complexo para a descarbonização. “Quero agradecer a todos que trabalharam com toda a dedicação para concretizar esse projeto. Seguimos os passos sólidos na parceria com o Brasil para produzir energia renovável para a população. Estamos contribuindo para a transição energética do país. Com a nossa capacidade de gerar energia aqui, o Complexo evitará a emissão de 350 mil toneladas de dióxido de carbono”.

A projeção de expansão se mostra promissor, com 419 empreendimentos contratados e potencial adicional de 15,9 GW, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O mesmo sol que castigou muito o nosso povo, com pouca chuva, com um sol ardente, é esse mesmo sol que possibilita termos a esperança de geração de riqueza, de geração de oportunidades. E o investimento da CGN é a concretude dessas oportunidades”, frisou o prefeito, pontuando a importância de ressignificar o sol do estado, por meio do incentivo à produção de energia renovável.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como é ser mulher na engenharia? E por que somos tão poucas?
30 junho 2025 Mulheres representam apenas 20% dos profissionais de engenharia no Brasil. Precisamos de políticas públicas e empresariais que promovam a equidade de...