Na sequência do primeiro artigo da série, no qual os líderes do setor compartilharam suas principais dicas a serem consideradas e sinais de alerta a serem evitados ao selecionar um instalador, este segundo artigo recebe conselhos das principais associações, instaladores e especialistas do setor nos principais mercados solares em todo o mundo sobre as melhores maneiras de procurar um integrador.
Encontrando o integrador solar certo
Várias fontes sugeriram à pv magazine que os compradores em potencial usassem o boca a boca e falassem com amigos, vizinhos ou conhecidos que tiveram uma boa experiência na instalação de energia solar residencial para encontrar uma empresa confiável. Ahmed Ashraf, líder de desenvolvimento de negócios da Halla Energy, com sede na Arábia Saudita, disse que o boca a boca é bastante útil em países onde o mercado solar residencial está saturado de muitas opções.
A internet é uma fonte valiosa, mas vasta, de informações sobre potenciais integradores de energia solar. Os líderes do setor sugerem pesquisar em fóruns e páginas de mídia social para encontrar depoimentos positivos de ex-compradores. De acordo com Ashraf, o LinkedIn pode ser uma boa ferramenta se você quiser se conectar diretamente com representantes de vendas.
Verificar se os instaladores estão registrados em um órgão reconhecido do setor também pode ajudar os proprietários a se sentirem seguros de que estão lidando com um instalador respeitável e confiável. Alguns países têm registros de instaladores certificados, como a MCS Certified, com sede no Reino Unido. Em alguns países, a associação nacional de energia solar, a associação nacional de energia renovável ou a associação nacional de empreiteiros elétricos também podem fornecer uma lista de instaladores respeitáveis. Exemplos incluem a pesquisa de empresas da German Solar Association.
Jacopo Piccagali, Diretor de Projetos e Políticas na SolarPower Europe, apontava para uma lista de associações solares em toda a Europa no site da empresa e na lista de associações nacionais de empreiteiros elétricos para localizar o contato certo.
Em alguns países, a melhor maneira de procurar um instalador pode ser de forma local, e não nacional, principalmente se o país tiver associações de energia nos âmbitos estadual ou regional. Exemplos incluem a California Solar & Storage Association nos Estados Unidos, que pode confirmar se um empreiteiro local é membro de seu conselho. Outros locais que podem ajudar os proprietários em sua busca incluem a autoridade de planejamento do município local ou a operadora da rede de distribuição local.
E embora possa não ajudar a localizar um instalador, uma ferramenta complementar disponível em alguns países é um mapa ou atlas solar, como o pertencente ao German Aerospace Centre, que pode ajudá-lo a determinar o potencial da energia solar no telhado de sua casa.
Quando perguntados pela pv magazine se os proprietários deveriam escolher uma grande empresa ou um instalador de menor escala, fontes afirmaram que, em última análise, depende da preferência individual, com ambas as opções oferecendo vantagens diferentes.
“As grandes corporações tendem a oferecer serviços estruturados, garantias robustas e confiabilidade, embora possam ter um preço mais alto”, disse Ashraf. “Os pequenos instaladores, por outro lado, geralmente fornecem um serviço mais personalizado e custos mais baixos, mas exigem uma verificação completa para garantir a confiabilidade.”
Verificando as informações de um instalador solar
A chave para verificar a confiabilidade de um instalador é visualizar suas certificações e licenças disponíveis entrando em contato com as autoridades competentes. Essa confirmação pode atestar a capacidade técnica de um instalador, bem como a conformidade com os regulamentos. Você tem o direito de pedir para ver os detalhes das certificações necessárias e essas devem ser informações sobre as quais o instalador terá prazer em fornecer detalhes.
É importante saber que algumas certificações serão obrigatórias, enquanto outras opcionais. Em caso de dúvida, uma associação do setor ou os próprios certificadores devem ser capazes de lhe dar clareza.
Em muitos países, como a África do Sul, um instalador precisa de uma licença de eletricista para realizar o trabalho. “Os proprietários têm o direito de solicitar prova desta licença e verificar sua autenticidade”, aconselhou Sinethemba Mnguni, especialista técnico júnior da SAPVIA, a Associação da Indústria Fotovoltaica da África do Sul.
Em alguns países, será possível contatar as autoridades governamentais competentes, como a Chamber of Guilds da Alemanha. Em outros casos, as autoridades locais também poderão verificar as licenças. Os proprietários também podem verificar se uma empresa está devidamente registrada usando serviços como uma câmara de comércio. Cecilia Bergamasco, da Italia Solare, acrescentou que outra maneira de verificar se as empresas cumprem os regulamentos fiscais seria verificar a estabilidade financeira de um instalador online.
As fontes também sugeriram verificar os recursos de um instalador revisando o trabalho anterior. Héctor de Lama, diretor técnico da UNEF da Espanha, disse que alguns instaladores postam fotos e informações técnicas de instalações em suas páginas de mídia social.
Ahmad Taha, diretor de marketing da AG Energies, com sede na Tanzânia, está entre os que sugerem referências de clientes anteriores como uma boa maneira de verificar o histórico de um instalador. Os proprietários também podem consultar ex-clientes para fazer perguntas sobre como o serviço foi executado, quanto tempo levou e se haveria algum obstáculo administrativo a ser superado.
Outra maneira pode ser visitar uma instalação existente e ver como ela opera, o que Ashraf acrescentou ser uma “excelente maneira de avaliar a qualidade e o desempenho do trabalho de um integrador antes de tomar uma decisão”.
Na próxima parte da série, a pv magazine abordará como entrar em contato e compartilhar informações com o instalador e quais serviços devem ser incluídos em sua oferta. Na primeira parte, abordamos as principais considerações a serem feitas e os sinais de alerta a serem evitados ao usar energia solar.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.