Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Patria Investimentos plataforma de data centers com 100 MW abastecida por energia renovável

Imagem: Jensen Art Co/Pixabay
O Patria Investimentos, por meio de um dos seus fundos de Infraestrutura, anuncia o lançamento da Omnia, uma plataforma de data centers hiperescaláveis de última geração, projetada para atender às crescentes demandas de Inteligência Artificial (IA), computação em nuvem e aplicações de Computação de Alta Performance (HPC). A Omnia será responsável por desenvolver, construir e operar data centers de grande escala na América Latina.
Com um foco inicial em projetos de campus de 100 MW ou mais, adaptados para cargas de trabalho intensivas em IA e com investimentos previstos acima de US$ 1 bilhão. A infraestrutura atenderá às exigências de grandes players globais de tecnologia, oferecendo soluções avançadas como grandes densidades energéticas, resfriamento líquido, segurança robusta, monitoramento sofisticado e instalações customizadas.
Todos os projetos serão abastecidos por fontes de energia 100% renovável, com uso mínimo de água para resfriamento e impacto ambiental reduzido, alinhando-se aos compromissos de longo prazo e às metas de neutralidade de carbono dos grandes clientes. Com uma matriz energética que inclui cerca de 67% de fontes renováveis e potencial de geração renovável superior a 100 GW (gigawatt), a América Latina se destaca como um polo estratégico para projetos de data centers intensivos em consumo energético.
“A demanda global por data centers deve mais que dobrar até 2030, impulsionada pela adoção de IA e pela continuação da migração para a nuvem. Nesse contexto, a capacidade da América Latina pode mais que triplicar nos próximos anos, exigindo até US$ 50 bilhões em novos investimentos”, diz o sócio responsável pelos investimentos de Infraestrutura do Patria para a América Latina, Felipe Pinto. “Com o histórico e a expertise do Patria em energia, data centers e Real Estate, acreditamos que a Omnia tem um grande potencial. O futuro digital sustentável da América Latina começa agora, e a Omnia fará parte dessa transformação”.
A Omnia é lançada com uma equipe de gestão dedicada, investimentos no desenvolvimento de projetos no Brasil, México e Chile parcerias estratégicas para acesso a energia e terrenos, além de negociações avançadas com potenciais clientes que demandam processamento de dados hiperescaláveis. O início de construção do primeiro campus de data center, no Brasil, está prevista para o segundo semestre de 2025.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.