Desenvolvimentos e tecnologia de baterias na Intersolar Munique 2025

Share

Da pv magazine Global

A Anker Solix lançou uma solução de armazenamento de energia projetada para complementar as instalações solares de varanda, no entanto, sua capacidade de escalar mostra que a empresa está olhando muito além da varanda. A empresa lançou um sistema de bateria de 3,6 kW que vem com 2,688 kWh de armazenamento e pode adicionar mais quatro baterias, enquanto lida com uma entrada de até oito painéis solares. A unidade possui software de carregamento de energia inteligente para maximizar o benefício financeiro do sistema, o que permite reduzir o retorno sobre o investimento do sistema.

O mais interessante é que o sistema pode ser dimensionado para lidar com até 14,4 kW de entrada solar, 65,5 kWh de armazenamento de energia e uma saída de 4,8 kW. Obviamente, ninguém está colocando 14 kW de energia solar em sua varanda – o que nos diz que as aspirações da Anker estão muito além da varanda.

A Growatt também lançou um novo sistema solar de varanda, sua bateria e inversor multifuncionais NEXA 2000. Um recurso principal é um inversor baseado em nitreto de gálio que pode lidar com corrente de string de 20A e suporte para módulos de alta potência de 650W, o sistema oferece uma capacidade total de entrada solar de 2600 W, enquanto armazena 2 kWH, mas com baterias de expansão adicionais que podem ser adicionadas de forma modular para até 8 kWh de armazenamento.

Foi mencionado em comunicados de imprensa algumas semanas antes do show, mas foi anunciado como lançamento na Intersolar e, portanto, o produto está amplamente disponível nas lojas por cerca de 750 euros, começando na Alemanha.

A Evermore está buscando reduzir o custo do material aglutinante do ânodo usando esterco de vaca para ‘produzir’ carbono. A empresa diz especificamente que as vacas devem comer grama para conduzir o processo. A empresa espera reduzir o custo do material em 50%, ao mesmo tempo em que faz uso do processo de digestão de vacas mais ambientalmente considerado em comparação com as ações comerciais padrão. A Evermore está trabalhando em direção a um possível produto final no próximo ano.

A CNP Solutions está fabricando subcomponentes de células de bateria – especificamente o material de ligação que está dentro dos ânodos. A jovem empresa sabia que o foco da indústria na segurança dificultaria se tornar um fornecedor, então eles criaram sua própria máquina de laminação para testar a aplicação de seus produtos. O sistema de seis rolos estava em exibição, mostrando como seu material de ligação poderia ser derramado na máquina e espalhado suavemente na superfície condutora das células da bateria.

A Aeson está implantando baterias de sódio em carros e soluções de armazenamento de energia em rede. A empresa exibiu suas células de bateria que estão implantadas ou em desenvolvimento, variando de 37 Ah a 180 Ah. Falando com seu representante técnico de vendas muito otimista no estande, a empresa acredita que as baterias à base de sódio – devido aos seus custos inerentemente mais baixos – podem rivalizar com o íon de lítio no futuro, uma vez que o produto seja dimensionado.

Também em torno da Intersolar estava a Hydrostor com seu A-Compressed Air Energy Storage (A-CAES), que recebeu um prêmio da categoria Energy Storage como parte do The smarter E Awards para 2025. A empresa teve boas notícias recentemente, recebendo US$ 200 milhões de investidores em fevereiro, obtendo um compromisso financeiro provisório para apoiar o desenvolvimento de uma instalação de 500 MW/4000 MWh na Califórnia e obtendo aprovações na Austrália para um potencial projeto de armazenamento de 1,6 GWh.

Uma série de produtos fabricados na China também foram anunciados. A Sofar lança duas novas soluções de armazenamento C&I. O fabricante chinês de armazenamento Sofar lançou um sistema flexível de armazenamento de energia para usuários comerciais e industriais (C&I) de pequeno e médio porte, bem como um gabinete de armazenamento para cenários acoplados a CA. O PowerMagic Mini foi um produto notável; um gabinete de armazenamento de energia que inclui 98,3 kWh de armazenamento de bateria de lítio-ferro-fosfato ou LFP.

Outra novidade foi um armário de armazenamento de energia ao ar livre da Dunext, com foco no uso comercial e industrial. O Powerhill usa baterias LiFePO233 de 4 kWh, com potência nominal de carga/descarga de 100 kW, ou pode lidar com dois canais MPPT de 60 kW para um total de 120 kW. No modo off-grid, ele também pode fornecer uma saída de backup de 100 kW.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Agrivoltaico no Brasil: energia, alimento e uma nova lógica para o uso da terra 
14 maio 2025 A combinação entre energia solar e agricultura não é apenas uma inovação tecnológica: é uma alavanca concreta para a transformação do meio rural brasi...