Usina híbrida em São Miguel do Gostoso contará com trackers bifila da Soltec

Share

A Polimix Energia, uma empresa do grupo Polimix, do ramo de produção e fornecimento de concreto, tornará híbrido o Complexo Eólico Mundo Novo em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Já no primeiro semestre de 2026, o projeto combinará energia eólica e solar, sendo somente o projeto solar com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer 10.000 residências.

Complexo Eólico Mundo Novo receberá uma usina fotovoltaica com 41 MWp de potência.

Imagem: Reprodução Biogeo

A usina fotovoltaica, com 41 MWp de potência, utilizará a tecnologia da Soltec, empresa multinacional espanhola com mais de 22 GW em projetos ao redor do mundo. A Soltec fornecerá 386 trackers SFOneX Dual-Row, uma solução que permite alcançar comprimentos de até 110 metros, otimizando a construção e reduzindo o número de estacas e componentes.

O SFOneX Dual-Row é um sistema de rastreamento solar que utiliza duas filas de painéis, acionado por um sistema de acionamento por eixo cardan proporcionando maior eficiência na captação de energia, trazendo maior competividade do projeto em CAPEX e OPEX, resultando na otimização do LCOE. A tecnologia também garante menor consumo de energia e facilita a manutenção da planta.

Rodrigo Miranda, diretor de vendas da Soltec para a América Latina.

Imagem: Soltec

A empresa, presente no Brasil há 10 anos com uma unidade fabril na Bahia, demonstra seu compromisso com a redução da emissão de CO2, evitando neste projeto a emissão de mais de 89.000 toneladas de CO2 por ano. De acordo com o diretor de vendas para a América Latina, Rodrigo Miranda: “Com este novo marco no Brasil, um de nossos principais mercados, Soltec fortalece sua presença no país, onde atua desde 2015”.

Com um histórico acumulado de 5,5 GW em projetos realizados no território brasileiro, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de projetos sustentáveis que impulsionam a transição energética em nível global.

A Soltec, com sua expertise em soluções de rastreamento solar, contribui para o sucesso do projeto, oferecendo tecnologia de última geração e suporte técnico especializado por meio de um time local. A empresa, além de fornecer trackers, também atua no desenvolvimento de projetos greenfield de geração de energia solar fotovoltaica.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Complexo Solar Serrita reduz capex em R$ 1 milhão com nova tecnologia da Nextracker
29 abril 2025 Com capacidade instalada de 68,8 MW, a usina está localizada no semiárido, com solo rochoso e topografia irregular. O NX Horizon-XTR foi escolhido por...