UCB Power se une a Powin para fornecimento de sistemas BESS no país

Share

A UCB, empresa brasileira focada em soluções de armazenamento de energia, e a norte-americana Powin assinaram o MOU (Memorando de Entendimento) para estabelecer uma parceria estratégica voltada para a expansão do mercado brasileiro de armazenamento de energia. O foco da colaboração é atender à crescente demanda por soluções de armazenamento de energia em escala de utilidade (30 MW+), impulsionada pela expansão das energias renováveis e pela necessidade de maior confiabilidade na rede elétrica do país.

O Brasil se prepara para lançar seu primeiro Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) dedicado exclusivamente ao armazenamento de energia em 2025. Essa iniciativa visa aumentar a flexibilidade operacional do sistema elétrico e facilitar a integração das fontes renováveis. Juntas, a UCB e a Powin pretendem unir suas forças complementares para fornecer sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) escaláveis, testados e otimizados para o mercado local.

Com uma fábrica estabelecida em Manaus, a empresa já entregou mais de 65.000 sistemas off-grid remotos e fabricou mais de 120 milhões de baterias de lítio até o momento.

A Powin fornece sistemas de baterias (BESS), a plataforma de hardware Pod e o software proprietário StackOS. Com parcerias estratégicas na cadeia de suprimentos e um histórico de entrega de mais de 17 GWh em projetos, a Powin busca atender às necessidades operacionais do mercado brasileiro de energia em escala de utilidade.

“A demanda por armazenamento de energia em grande escala no Brasil está prestes a crescer exponencialmente à medida que o país avança na transição para energias renováveis e fortalece sua infraestrutura elétrica”, afirmou o vice-presidente de Vendas e Inovação da UCB, Marcelo Rodrigues. “Essa parceria com a Powin reforça nosso compromisso de trazer soluções de classe mundial para o mercado brasileiro, adaptadas às necessidades e oportunidades locais.”

O diretor de Receita da Powin, Mark Babcock, acrescentou que “como líder global em armazenamento de energia, temos o prazer de colaborar com a UCB para desbloquear o potencial do mercado brasileiro. Nossa tecnologia proprietária e nossa experiência na cadeia de suprimentos, combinadas com a presença local e conhecimento regulatório da UCB, estabelecerão um novo padrão para o armazenamento de energia em larga escala na região.”

Com a realização do leilão LRCAP 2025 prevista para impulsionar investimentos significativos em armazenamento de energia, a parceria estratégica entre a UCB e a Powin aproveitarão sua especialização combinada para fornecer soluções de armazenamento de energia confiáveis, escaláveis e economicamente viáveis para apoiar as ambiciosas metas brasileiras de energia renovável e resiliência da rede.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O armazenamento de baterias na Espanha pode se tornar inviável acima de 32 GWh
22 janeiro 2026 Cientistas da Universidade de Sevilha desenvolveram modelos de otimização em tempo real que mostram que o armazenamento de eletricidade na Espanha pod...