Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico cria grupo de trabalho para evitar cortes na geração de energia renovável

Share

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu, em reunião extraordinária realizada na quinta-feira (6/3) criar um Grupo de Trabalho para mitigar cortes de geração renovável. O GT irá coordenar ações, realizar diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais

Os cortes de geração renovável ocorrem por razões elétricas, de confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) e de suas áreas elétricas ou por insuficiência de consumo para a geração instantânea. As ações do grupo envolverão a ampliação e reforços da rede de transmissão, a indicação de novos compensadores síncronos para a região Nordeste, a antecipação de obras de linhas de transmissão, os aperfeiçoamentos dos modelos dinâmicos das usinas renováveis e da metodologia de corte e da programação e avaliações sobre utilização de sistemas de armazenamento de energia.

O grupo será coordenado pela Secretaria Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia e contará com a participação da Secretaria-Executiva, da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Regulatórios, da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos, da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Empresa de Pesquisa Energética, do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Fica a cargo do grupo preservar as competências das instituições participantes e, na primeira reunião, será estabelecido o plano de trabalho.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O armazenamento de baterias na Espanha pode se tornar inviável acima de 32 GWh
22 janeiro 2026 Cientistas da Universidade de Sevilha desenvolveram modelos de otimização em tempo real que mostram que o armazenamento de eletricidade na Espanha pod...