Rio sanciona lei para estimular energia solar em áreas de vulnerabilidade social

Share

O Governo do Estado do Rio de Janeiro deverá incentivar a instalação de painéis solares para a geração de energia fotovoltaica em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa é prevista pela Lei 10.654/25, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (7).

A nova lei complementa a Lei 7.122/15, que já instituía a Política de Incentivo ao Uso da Energia Solar no estado.

“A energia solar apresenta menor impacto ambiental, não gerando resíduos poluentes e nem gases causadores do efeito estufa, tratando-se de recurso limpo, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão mineral. Este tipo de energia não contribui para o aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça, como em outras formas de obtenção de energia”, explicou Rosenverg.

O Rio de Janeiro é um dos 13 estados brasileiros com mais de 1 GW de capacidade instalada de geração solar distribuída, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O território fluminense conta com 1,344 GW distribuídos em 141 mil sistemas. Só em 2024, o estado conectou 31 mil novos sistemas de GD solar, adicionando 305 MW de capacidade.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Usina híbrida em São Miguel do Gostoso contará com trackers bifila da Soltec
30 abril 2025 O complexo eólico Novo Mundo contará também com uma usina fotovoltaica com 41 MWp de potência no modelo de autoprodução para o grupo Polimix. A planta...