Coatema lança linhas de produção rolo a rolo para células solares orgânicas, perovskita e sensibilizadas por corantes

Share

Da pv magazine Global

O fornecedor de equipamentos de fabricação de máquinas de revestimento Coatema lançou uma linha de produtos rolo a rolo para tecnologias flexíveis de células solares orgânicas, perovskita e sensibilizadas por corante (DSSC). Os produtos da empresa alemã suportam larguras de banda de trabalho de até 1.000 mm, bem como uma ferramenta menor para configurações de folha a folha.

O maior nesta linha de produtos fotovoltaicos rolo a rolo é o Click&Coat, um modelo com larguras de banda de trabalho de 300 mm, 500 mm e 1.000 mm. Ele foi projetado para ser personalizado com mais de 30 módulos de processo diferentes, incluindo secador, laminador, processo a laser, corte e equipamentos de controle de qualidade.

Apenas para revestimento, existem mais de 20 módulos disponíveis, incluindo rotogravura, lâmina raspadora, revestimento de matriz de ranhura, tela rotativa, revestimento de cortina e serigrafia. Quanto à secagem, a empresa oferece outras opções, como ar quente, infravermelho, reticulação UV e secagem a jato.

O equipamento está em uso na Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) na Austrália, de acordo com Thomas Kolbusch, chefe de marketing e tecnologia da Coatema. Outro exemplo é a Organic Electronics Technologies (OET) na Grécia, onde o fabricante de OPV está desenvolvendo soluções para os mercados agrovoltaico, automotivo e de materiais de construção.

A OET está participando de um projeto da União Europeia conhecido como Flex2Energy, que visa integrar sistemas de controle de qualidade e riscagem a laser em linha no processo rolo a rolo, para uso em uma linha de montagem de módulos automatizada construída pela empresa espanhola de máquinas Mondragon Assembly.

Outros clientes da indústria fotovoltaica estão localizados no Brasil, América do Norte e Europa. “Estamos vendo fabricantes de perovskita e PV orgânicos começando a fabricar produtos para aplicações de internet das coisas sem bateria, por exemplo”, disse Kolbusch à pv magazine.

Olhando para o futuro, Kolbusch vê oportunidades de mercado em agrovoltaicos. “Há interesse na Grécia, Espanha e Alemanha por agências governamentais em aplicações em estufas devido ao benefício de economia de espaço e potencial para produzir alimentos e energia com a mesma infraestrutura. Há um enorme potencial para adicionar grandes volumes de capacidade solar em áreas onde há muitas estufas “, disse ele.

O PV flexível possui recursos que lhe conferem uma vantagem competitiva em comparação com o PV convencional para uso em estufas. “É mais leve, de menor custo, mais fácil de instalar e manter limpo. Também produz eletricidade por mais horas por dia, começando e parando mais tarde do que a energia solar convencional “, disse Kolbusch.

Dois sistemas rolo a rolo menores também estão disponíveis na Coatema: o Easycoater para impressão folha a folha nos tamanhos padrão A4 e A0 e o Smartcoater com larguras de banda de até 300 mm, adequado para produção em laboratório ou piloto pequeno.

A Coatema, fundada em 1974, projeta e produz equipamentos folha a folha e rolo a rolo para revestimento, impressão e laminação. Possui produtos para fabricação de baterias, energia solar fotovoltaica, dispositivos médicos, células de combustível, hidrogênio verde e eletrônicos impressos.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...