Proposta isenta painéis solares do Imposto de Importação

módulos solares podem chegar a US$ 0,10/W

Share

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 1.583/24 isenta do Imposto de Importação (II) os painéis solares desmontados ou montados necessários à instalação dos sistemas de energia fotovoltaica.

“Essa medida reduzirá os custos para o consumidor final e incentivará a adoção de tecnologias sustentáveis e a transição energética para fontes mais limpas e renováveis”, defendeu o autor da proposta, deputado Delegado Caveira (PL-PA).

Em 15 de agosto, o relator do projeto na Comissão de Minas e Energia da Câmara, o deputado Samuel Viana (Republicanos-MG), apresentou um parecer pela sua rejeição.

Antes isentos, desde janeiro de 2024 os painéis solares montados estão sujeitos ao Imposto de Importação, com alíquota de 10,8%, e a cotas que buscam limitar as compras no exterior. Com isso, o MDIC espera aumentar a produção nacional.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Especial Módulos: Fabricantes revelam cenário de alta demanda chinesa e o futuro do mercado fotovoltaico no Brasil
06 maio 2025 Neste novo especial da pv magazine Brasil, apresentaremos os desafios em curso diante da alta na demanda doméstica chinesa, preços em oscilação e uma...