Compostos de fibra de carbono que armazenam energia abrem caminho para baterias sem peso

Share

Da ESS News

A Sinonus, uma empresa spin-out da Chalmers Technical University (CTU), na Suécia, desenvolveu um material único de fibra de carbono que pode armazenar energia elétrica, permitindo o armazenamento de energia em estruturas existentes para uma variedade de indústrias – desde veículos elétricos e aviões até pás de turbinas eólicas.

A empresa foi fundada em 2022, um ano depois que pesquisadores da CTU encontraram uma maneira de aplicar seus compósitos de fibra de carbono em aplicações do mundo real. Atualmente, a Sinonus afirma que está prestes a comercializar sua tecnologia.

“A Sinonus desenvolveu um incrível composto de fibra de carbono que funciona como bateria”, escreveu Markus Zetterström no LinkedIn ao aceitar o cargo de CEO da empresa há um mês. “Ao substituir parte do material estrutural em sistemas/aplicações pelo nosso compósito multiuso, é possível adicionar capacidade de armazenamento elétrico com peso e volume sustentados, ou diminuir o peso e volume do sistema com capacidade sustentada da bateria (e, claro, alguma combinação disso).”

A densidade de energia do material depende das propriedades estruturais e elétricas exigidas da aplicação.

“Pode-se dizer que quanto maiores são as necessidades/especificações estruturais, menor se torna a densidade energética (e vice-versa). Embora mantendo uma boa capacidade estrutural, a possível amplitude de densidade de energia é de cerca de 25-50% de uma bateria convencional de íons de lítio no nível tecnológico atual”, disse Zetterström à ESS News.

A Sinonus já demonstrou o potencial da tecnologia ao substituir baterias AAA por produtos de baixo consumo em seu laboratório. Seu objetivo é expandir a tecnologia para aplicações maiores, como dispositivos IoT e, eventualmente, drones, computadores, veículos maiores e até aviões.

Para continuar lendo, visite nosso site ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Com queda de preços, sistemas residenciais ampliam representatividade em GD, diz Greener
30 setembro 2025 Preços de sistemas de até 150 kWp instalados em telhados caíram em média 7,5% em relação a junho de 2024, enquanto sistemas com mais de 150 kWp tivera...