Tchéquia registra 970 MW de nova energia solar em 2023

Share

Da pv magazine Global

A Tchéquia construiu cerca de 1 GW de novas centrais fotovoltaicas em 2023, de acordo com dados da Associação Solar Tcheca (Solární Asociace).

No total, 82.799 usinas solares foram conectadas à rede, com uma capacidade de produção total combinada de 970 MW. A nação alcançou um ano recorde com um crescimento de 145%, conectando 49.000 usinas a mais do que em 2022.

Os números marcam um período de rápido crescimento no mercado solar da Tchéquia. O crescimento foi em grande parte impulsionado pela energia fotovoltaica residencial, com a maioria das novas instalações (80.069) sendo centrais fotovoltaicas nacionais, apoiadas pelo país que investiu um adicional de CZK 55 bilhões (US$ 2,5 bilhões) no seu programa Novas Poupanças Verdes em Março de 2023.

A produção total de todas as usinas solares do país atingiu quase 3,5 GW no final de dezembro. Mais de 170.000 centrais fotovoltaicas fornecem eletricidade à rede atualmente, das quais mais de 150.000 estão nos telhados de casas familiares.

Olhando para o futuro, o organismo comercial disse que espera que os investidores mudem o seu foco para centrais de energia solar de maior escala. A associação afirmou que esta medida será subsidiada para o segmento empresarial do Fundo de Modernização e deverá acelerar significativamente a administração dos projetos e a sua construção. Em 2023, 25 centrais elétricas com capacidade superior a 1 MW foram ligadas à rede na Tchéquia, juntamente com as primeiras ligações de parques solares desde 2011.

“O crescimento atual é impulsionado por usinas de energia nos telhados de residências familiares ou empresas”, disse o diretor executivo da associação, Jan Krčmář, à pv magazine. “No entanto, se quisermos aproveitar o potencial da energia solar na República Checa e, acima de tudo, prepararmo-nos para o cenário muito real de que as centrais eléctricas a carvão serão encerradas mais cedo do que o esperado, devemos acrescentar à construção de parques solares.”

A Tchéquia enfrentou problemas de rede em 2023 e a ausência de um grande armazenamento de energia continua a ser um problema. Nas unidades de produção acima de 1 MWp, a relação entre a capacidade de armazenamento da bateria e a potência fotovoltaica instalada foi de apenas 1,4%, o que a associação disse ser “criticamente baixo”. Culpou tanto a falta de legislação como o estabelecimento das condições dos programas de subsídios.

Jan Fousek, presidente da Solární Asociace, disse que “a plena utilização da acumulação de eletricidade deve ser possibilitada por outra alteração à Lei da Energia. Os apelos recentemente anunciados para o Fundo de Modernização, no qual temos cooperação a longo prazo com o Fundo Ambiental do Estado e Ministério do Meio Ambiente, já incluirá benefícios pontuais para projetos com acumulação. Espero que a participação de grandes projetos com grande capacidade de armazenamento comece a aumentar em breve graças a estas mudanças, caso contrário teremos um problema.”

Uma resposta poderia estar na agrovoltaica, segundo Jiří Bím, analista agrovoltaica. “O fator decisivo será se a legislação necessária poderá ser adoptada este ano de uma forma que permita o desenvolvimento da agrovoltaica tal como a conhecemos no estrangeiro”, disse Bím.

Em contraste com os seus problemas de armazenamento de energia em grande escala, a Tchéquia está entre os líderes europeus na utilização de baterias domésticas, proporcionalmente à potência instalada para energia fotovoltaica residencial.

“Para o futuro, as baterias domésticas oferecem um enorme potencial de agregação de flexibilidade para estabilizar o sistema”, explicou Fousek. “O que há poucos anos parecia ficção científica, hoje até algumas empresas nacionais fazem isso rotineiramente.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.