Sistema fotovoltaico-térmico captura excesso de calor de módulos solares

sistema fotovoltaico-térmico

Share

Da pv magazine Global

A ELM Solar, com sede em Illinois, revendedora americana dos sistemas fotovoltaicos térmicos (PVT) da Naked Energy, com sede no Reino Unido, instalou 240 coletores, certificados pela TÜV, em um dormitório estudantil na Universidade Creighton em Omaha, Nebraska.

A Naked Energy fabrica sistemas PVT em um formato de tubo de vácuo, com uma placa absorvedora, células solares de silício convencionais, um tubo de vácuo de borossilicato e um refletor integrado em um sistema de montagem com um perfil de 25,4 cm.

A placa absorvedora é uma placa de calor de extrusão com canais de cobre de alto aspecto para promover a transferência de calor turbulento. Ele minimiza as perdas térmicas, pois usa o excesso de calor gerado nas células fotovoltaicas, e supostamente gera calor a até 80 °C. Esse calor pode ser transferido para os edifícios através de tubos de 8 mm conectados a um coletor de 22 mm com conectores DN16.

Os refletores integrados permitem que o sistema colete 40% mais energia em comparação com a energia fotovoltaica convencional e os coletores rotativos podem otimizar o desempenho em telhados inclinados, telhados planos e fachadas verticais. Uma única unidade de tubo mede 2.165 mm x 300 mm x 265 mm e pesa 19,9 kg. Sua área de abertura é de 0,64 m2 e a área do absorvedor é de 0,324 m2. Sua potência térmica de pico é de 275 W e a saída elétrica é de 70 W.

A instalação da residência universitária foi projetada para gerar aquecimento solar até 120 °C, com uma capacidade de energia térmica com pico anual de 69,9 kW. É o primeiro projeto norte-americano para a empresa britânica PVT.

“As equipes de desenvolvimento de negócios da ELM Solar e da Naked Energy estão atualmente em conversas com uma variedade de líderes nos Estados Unidos”, disse Christophe Williams, CEO da Naked Energy, à pv magazine, observando que os clientes em potencial nos EUA variam de fabricantes de papel e celulose, instalações de saúde e restaurantes, a projetos-piloto com empresas de serviços públicos internacionais.

“A tecnologia de aquecimento solar tem um enorme potencial porque exige a tarefa de aquecer água, um grande custo de energia em qualquer edifício, seja fora da rede de energia ou gás, resultando em economia financeira e de carbono para o proprietário do edifício”, disse Lee C. Graves, presidente da ELM Companies, proprietária da ELM Solar.

De acordo com seu CEO, a Naked Energy está desenvolvendo uma plataforma de software para facilitar o planejamento e a modelagem de novas instalações PVT, incluindo cálculos de custo, desempenho e retorno sobre o investimento para eletricidade gerada por energia fotovoltaica, aquecimento solar e refrigeração. Williams também disse que um primeiro projeto alemão está programado para começar a ser construído em janeiro, sem fornecer mais detalhes.

A Naked Energy afirma que sua tecnologia triplica a redução de gases de efeito estufa por metro quadrado em comparação com os painéis solares fotovoltaicos tradicionais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

A arquitetura solar avança no país: lançamento do primeiro BIPV multifamiliar de SC
04 outubro 2024 Com soluções inovadoras que unem estética e sustentabilidade, o projeto Sungarden exemplifica a importância de integrar a tecnologia fotovoltaica desd...