Pesquisadores testam a viabilidade do hidrogênio verde marinho

Share

Da pv magazine Global

Pesquisadores do Instituto Politécnico Nacional do México afirmam ter confirmado a viabilidade e adequação ecológica da produção de hidrogênio verde a partir de sistemas marinhos. O seu estudo “Análise de viabilidade da produção de hidrogênio verde a partir da energia oceânica”, publicado recentemente na Heliyon, sublinha a importância dos parques marinhos com fatores de capacidade iguais ou superiores a 50% e velocidades de vento superiores a sete metros por segundo para parques eólicos offshore. A proximidade da costa aumenta a viabilidade econômica e a flexibilidade, ao mesmo tempo que minimiza as perdas de energia. Os investigadores afirmaram que os equipamentos mais adequados para as condições marítimas são os eletrolisadores PEME, devido ao seu tempo de resposta mais rápido à energia intermitente proveniente de fonte marinha. Discutiram também abordagens econômicas para transportar e armazenar energia eólica, cabos elétricos para distâncias curtas e transporte de hidrogênio para distâncias superiores a 1.000 km. Para grandes quantidades de hidrogênio, recomenda-se o armazenamento em cavernas de sal.

A Turquia iniciou conversas com os Emirados Árabes Unidos para produzir hidrogênio e construir uma instalação eólica offshore em águas mediterrânicas. “Temos um grande potencial em energia renovável, especialmente solar e eólica”, disse o ministro da Energia turco, Alparslan Bayraktar. Nas redes sociais, ele descreveu os objetivos energéticos da Turquia: 42.000 MW de energia solar, 18.000 MW de energia eólica e 5.000 MW de energia eólica offshore até 2035. Ele também enfatizou o foco da Turquia na transferência de tecnologia nas negociações com a Rússia para uma segunda central nuclear.

A Lhyfe e a Exogen concordaram em fornecer em conjunto soluções de descarbonização para vapor industrial, aquecimento urbano e aplicações de mobilidade utilizando hidrogênio verde. Lhyfe disse que há uma procura crescente por parte de empresas multinacionais e clusters industriais que procuram eficiências operacionais através da integração de soluções térmicas e de mobilidade alimentadas por hidrogênio verde. Estas aplicações de mobilidade incluem estações de reabastecimento de hidrogênio para empilhadores, carrinhas, caminhões de entrega e automóveis. As duas empresas terão como alvo principal indústrias com necessidades substanciais de vapor de processo, incluindo papel e celulose, alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, produtos químicos industriais e o setor de petróleo e gás. A Exogen fornece usinas a vapor movidas a hidrogênio, pré-montadas em unidades do tamanho de contêineres.

A TotalEnergies e a Air Liquide assinaram um acordo para o fornecimento de longo prazo de hidrogênio verde e de baixo carbono para uma plataforma petroquímica e de refino da TotalEnergies na Normandia, França. A Air Liquide construirá e operará o eletrolisador Normand’hy, com capacidade elétrica total de 200 MW. A TotalEnergies fornecerá cerca de 700 GWh/ano de “energia renovável e de baixo carbono” ao eletrolisador da Air Liquide para metade da sua capacidade.

A TotalEnergies também lançou uma concorrência de fornecimento de 500.000 toneladas por ano de hidrogênio verde até 2030 para as suas seis refinarias europeias em Antuérpia (Bélgica), Leuna (Alemanha), Zelândia (Holanda), Normandia, Donges e Feyzin (França), e as suas duas biorrefinarias em La Mède e Grandpuits (França).

A Everfuel decidiu priorizar o desenvolvimento da capacidade de produção de hidrogénio verde e reduzir os investimentos na rede de reabastecimento, melhorando o seu portfólio existente de estações e projetos de reabastecimento. Afirmou que a decisão segue um realinhamento de estratégia, com um novo foco na expansão da produção de hidrogénio verde “para capturar oportunidades significativas de criação de valor lideradas pelos recentes desenvolvimentos de mercado na Alemanha e na Dinamarca”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.