Carga aumenta 3,8% no primeiro semestre

Share

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) medida em junho de 2023 foi de 71.077 MW médios, um avanço de 3,8% frente ao mesmo período de 2022. Os resultados estão no Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O acumulado dos últimos 12 meses no SIN registrou expansão de 2%, se comparado com junho de 2022. As informações consideram os dados da Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD), que foram incorporados a partir do relatório de maio.

A análise por subsistema confirma que três deles apresentaram crescimento na carga no acumulado dos últimos 12 meses: Norte, 13,8% (7.057 MW médios), Nordeste, 8,7% (11.921 MW médios), Sudeste/Centro-Oeste com 2,3% (39.918 MW médios). A região Sul foi a que registrou comportamento diverso, com diminuição de 0,9% (12.181 MW médios). Todas as regiões registraram avanço: Norte (10,9%), Nordeste (2,2%), Sul (1,4%) e Sudeste/Centro-Oeste (0,9%).

Os resultados são impactados por diversos fatores. As temperaturas mais baixas no Sudeste/Centro-Oeste, características dessa época do ano, e o menor volume de precipitação nos subsistemas Norte e Nordeste impactaram a carga gerada em junho. Fatores econômicos, com a melhora de indicadores de confiança acompanhados e utilizados para auxiliar a análise do comportamento da carga também influenciaram nos dados coletados pelo SIN.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Problemas operacionais atingem retornos em um quinto dos projetos de armazenamento de baterias
14 outubro 2025 Um relatório recente da empresa de inteligência de baterias Accure revela que, embora a maioria dos sistemas de armazenamento de energia de bateria (B...