Minas Gerais atinge 6 GW de geração solar em operação

Share

Minas Gerais atingiu o marco histórico de 6 GW de geração solar fotovoltaica em operação. O resultado alcançado consolida o estado como gerador de cerca de um quinto da energia solar produzida em todo o país (19,2%), de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São 3,08 GW na geração centralizada e 2,99 GW na geração distribuída.

“Minas é o maior gerador de energia solar fotovoltaica do Brasil, e mantemos o pioneirismo com trabalho constante, evidenciado pelo crescimento exponencial, onde saltamos de 4 GW para 6 GW em apenas dois meses”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Fernando Passalio.

A fonte solar corresponde a 15,86% da matriz energética mineira. O estado lidera o setor de geração solar centralizada no Brasil, representando 32% da capacidade total instalada do país. Na geração solar distribuída, Minas compreende 13,58% do total de potência instalada.

Somente de janeiro a junho de 2023, cerca de 1.102 MW de geração centralizada solar entraram em operação nos municípios de Jaíba, Janaúba, Pirapora, Araxá e Varginha. Ao mesmo tempo, cerca de 449 MW de geração distribuída solar entraram em operação em todo o estado, totalizando um acréscimo de 1,55 GW de energia solar operacional, o maior valor dentre todos os estados brasileiros. Todos os 853 municípios de Minas Gerais possuem ao menos uma unidade de geração de energia solar fotovoltaica.

Sol de Minas

O Projeto Sol de Minas tem ajudado a alavancar o protagonismo do estado no setor desde 2019. Desde a criação do projeto, o estado passou de 518,55 MW de potência instalada em energia fotovoltaica em 2018, para e 6.000 MW em 2023, crescimento superior a 11 vezes.

Entre as ações do programa, se destacam a capacitação dos gestores municipais para a atração de investimentos e criação de políticas públicas para o setor solar, como a elaboração de incentivos fiscais para produção de energia elétrica de fonte renovável e a simplificação do procedimento de licenciamento ambiental para geração de energia solar.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Degradação induzida por EVA tem impacto significativo em perdas de potência nos módulos TOPCon
28 abril 2025 Nova pesquisa da UNSW mostra que módulos TOPCon encapsulados com EVA, quando submetidos a testes de calor úmido, podem sofrer perdas expressivas de po...