Solar e eólica atenderam toda a demanda de eletricidade da Bélgica pela primeira vez

Share

Da pv magazine Global

A operadora do sistema de transmissão de alta tensão da Bélgica, Elia, anunciou que o país forneceu eletricidade solar e eólica suficiente para cobrir toda a demanda do país pela primeira vez em 29/05. A participação da energia solar na geração recorde de eletricidade foi substancialmente maior do que a eólica, em torno de 5.500 MW, de acordo com um gráfico publicado por Elia.

Fonte: Elia

O registro ocorreu entre 13h e 13h30. Juntos, energia solar e eólica geraram 8.303 MW de eletricidade na segunda-feira, batendo o recorde de 7.695 MW de domingo, escreveu Elia em um post em seu canal no LinkedIn. O recorde do ano passado foi de 7.112 MW em 11/05.

“Momentos como este evidenciam a necessidade de um novo modelo de mercado que estimule o consumo flexível”, disse o operador do sistema. “Sob esse modelo, os consumidores com aparelhos flexíveis, como bombas de calor e carros elétricos, poderão carregar seus aparelhos quando houver muita eletricidade verde e barata disponível, ao mesmo tempo em que ajudam a manter a rede elétrica em equilíbrio”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Chamada da Aneel recebe propostas para 19 plantas piloto de hidrogênio que somam 100 MW
19 julho 2024 O valor previsto de investimento, considerando as 24 propostas, incluindo além das plantas a produção de equipamentos, é de R$ 2,7 bilhões, o que repr...