A maior microrrede comercial da Austrália entra em operação

Share

Da pv magazine Global

A microrrede da Ikea apresenta um sistema solar de telhado de 1,2 MW instalado na ampla loja de Adelaide da varejista de móveis, juntamente com um sistema de armazenamento em baterias de 3 MW/3,45 MWh, apoiado pelo eleXsys, sistema de gerenciamento de energia para exportação de excedentes da Planet Ark Power.

Projetada e construída pela Planet Ark Power, a microrrede solar e de armazenamento de AUD 6,6 milhões (US$ 4,3 milhões) será de propriedade e operada pela Epic Energy, empresa de infraestrutura de energia com sede na Austrália do Sul. O CEO da Epic Energy, Clive D’Cruz, disse que o sistema não está apenas fornecendo energia para a loja Ikea de Adelaide, mas também fornecerá suporte à rede elétrica da Austrália do Sul com a bateria, permitindo que o operador gerencie a energia solar.

D’Cruz disse que o excesso de energia limpa armazenada na bateria da microrrede pode ser negociado no National Electricity Market (NEM) durante as horas de pico de demanda, apoiando a estabilidade e a confiabilidade da rede por meio da participação nos mercados de Serviços Ancilares de Controle de Frequência (FCAS).

“Investir na primeira microrrede urbana do tipo na Austrália ajuda nossa parceira Ikea a atingir suas metas climáticas positivas, ao mesmo tempo em que beneficia a comunidade local por meio do apoio à estabilidade da rede”, disse ele.

O diretor financeiro da Planet Ark Power, Jonathan Ruddick, disse que a integração da tecnologia eleXsys da empresa transformou a loja da Ikea em uma “microrrede comercial sem restrições e conectada à rede”.

“A microrrede não apenas maximiza a geração de energia limpa, mas também evita atualizações de rede caras e fornece suporte de rede à rede elétrica do estado, beneficiando a comunidade mais ampla do sul da Austrália”, disse ele. “O uso da tecnologia eleXsys significa ser capaz de conectar até 10 vezes mais energia do que a tecnologia solar e as restrições de rede permitem atualmente.”

Ruddick disse que a capacidade de negociar ativamente energia renovável na rede de energia da Austrália do Sul também oferece um retorno de investimento com risco reduzido para os proprietários da microrrede.

A Austrália do Sul tem uma das taxas mais altas de penetração solar em telhados do mundo, que, combinada com a geração eólica, atende regularmente a 100% das necessidades de energia do estado, mas o diretor de projetos importantes do Departamento de Energia e Mineração, Scott Oster, disse que espera que o projeto inspire outros grandes varejistas a fazerem sua parte na transição energética do estado.

“O governo da Austrália do Sul está entusiasmado em ver este projeto demonstrar como a tecnologia inteligente significará que podemos acomodar mais energia solar nos telhados de maneiras que realmente ajudem a estabilidade da nossa rede”, disse ele. “Esta é outra etapa crítica no sul da Austrália, fornecendo uma rede de energia inteligente do futuro. São soluções inovadoras e visão de futuro como essa que serão de vital importância à medida que nos aproximamos de nossa meta de 100% de energia renovável até 2030”.

Para a Ikea, a microrrede apoiará a meta da empresa de 100% de uso de energia renovável na loja de Adelaide até 2025.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

300 mil empregos ameaçados no setor solar devido a restrições de conexão, aponta MSL
29 novembro 2024 Para mitigar esse problema, a associação vem apostando na formação de frentes estaduais que atuam junto aos parlamentares de cada estado, dando cobert...