Audiência pública discute projeto de 500 MW da Kroma no Ceará

Share

A Câmara Municipal de Jaguaruana, no Ceará, realizou na última quinta-feira (20/04) audiência pública sobre a licença de instalação de uma usina solar fotovoltaica da empresa Arapuá I SPE S.A no município. A audiência é uma etapa importante do licenciamento ambiental, por garantir a participação popular na aprovação de empreendimentos e atividades, em regra, sujeitos à elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

O Complexo Fotovoltaico Arapuá será instalado no distrito de Borges em Jaguaruana. O empreendimento usará tecnologia bifacial com uso de seguidores solares montados no solo, cuja capacidade instalada total é de 500,62 MW de potência nominal, em uma área de aproximadamente de 877 hectares. O empreendimento visa a produção de energia elétrica através da energia solar e fornecimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O empreendimento será constituído de 8 usinas fotovoltaicas, Arapuá 1 a 8.

A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre suas características e impactos, negativos e positivos, através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), o qual foi apresentado na ocasião pela empresa Kroma Energia em conjunto do grupo gestor e a supervisão da Superitendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Os documentos podem ser consultados aqui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...