Preço de módulos na China cairá em torno de 15% do quarto trimestre de 2022 para o quarto trimestre de 2023

Share

O mais recente Relatório de Previsão de Preços de PV da Clean Energy Associates, empresa de serviços de engenharia, gestão de suprimentos e qualidade, prevê que os preços dos módulos na China cairão cerca de 15% do quarto trimestre de 2022 para o quarto trimestre de 2023, à medida que os preços do polissilício caírem.

O relatório também estima que, no primeiro trimestre de 2025, os módulos TOPCon monofaciais terão o mesmo custo dos módulos PERC bifaciais com células de 210 mm.

A capacidade global de fabricação de PV em toda a cadeia de suprimentos experimentará um rápido crescimento de 2022 a 2027, com capacidades dobrando nas etapas de lingote/wafer e potencialmente quadruplicando para polissilício. Essa capacidade continuará fortemente concentrada na China.

A sobreoferta de equipamentos – capacidade nominal de produção da indústria em comparação com as novas instalações – deve aumentar de 25% em 2022 para 100% em 2027. Ou seja, a indústria de uma forma geral será capaz de produzir o dobro da demanda, de acordo com as projeções.

Em 2023, a capacidade global de produção de módulos deve ultrapassar os 800 GW por ano, enquanto as instalações globais devem ficar acima de 300 GW. Até 2027, a capacidade de produção de módulos pode ultrapassar os 1.000 GW por ano, enquanto as instalações devem ficar próximas de 500 GW.

O impacto mais imediato do aumento de capacidade no mercado é a triplicação da capacidade de polissilício de 2022 a 2024, com base na nova capacidade em construção ou já em fase de start-up e ramp-up.

As projeções são resultado de um sistema de modelagem especialmente desenvolvido para fornecer inteligência de mercado independente sobre mudanças nas cadeias de suprimentos globais e previsões precisas para cenários de preços de suprimentos com base em tecnologias, materiais, regiões de fabricação e mercados-alvo, bem como previsões e análises de oferta e demanda.

O sumário executivo do relatório, em inglês, pode ser acessado aqui.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

AXS Energia investirá R$ 1,8 bilhão em geração solar compartilhada em cinco estados brasileiros
26 julho 2024 Desse montante, R$ 360 milhões estão sendo destinados para a conexão de 24 usinas solares no estado do Mato Grosso até 2026. Atualmente, quatro usinas...