Quatro empresas autorizadas a implantar 1.613 MW na Bahia, Minas Gerais e Piauí

Share

Nesta terça-feira (28/03), a diretoria da Aneel autorizou quatro empresas a implantar e explorar, sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE) – que pode enquadrar autoprodução e comercialização de energia – 40 centrais geradoras de energia fotovoltaica que somam 1.613 MW.    

Todos os projetos autorizados pela diretoria da Aneel na última reunião do colegiado têm 50% de desconto a ser aplicado às tarifas de uso do sistema de distribuição (TUST) e de transmissão (TUSD), referentes à autoprodução ou à comercialização da energia, tanto para o produtor quanto para o consumidor, desde que entrem em operação comercial em até 48 meses.    

As resoluções autorizativas serão publicadas no Diário Oficial da União. A partir disso, as empresas estão aptas para solicitar junto ao ONS o acesso às instalações de transmissão. A autorização da Aneel não garante o acesso ao sistema de transmissão, mas sinaliza que os projetos estão aptos a serem construídos. 

Colibri 1 a 13 (BA) 

A Colibri Solar Energia Ltda. (uma controlada da SER Brasil) poderá implantar as usinas fotovoltaicas Colibri 1 a 13, localizadas no município de Mansidão, na Bahia. As centrais geradoras têm 49,5 MW cada, totalizando 643 MW.

O sistema de interesse restrito será constituído de uma subestação elevadora de 34,5/500 kV, com dois transformadores de 360 MVA, e uma linha de transmissão em 500 kV, em circuito simples, de aproximadamente 15 km, conectada à subestação Buritirama 500 kV, sob a responsabilidade da Equatorial Transmissora 2 SPE S.A. 

Gado Bravo 1 a 8 (MG) 

SRE Participações Ltda. foi autorizada a implantar as usinas Gado Bravo 01 a 08, em Gameleiras, Minas Gerais. As usinas Gado Bravo 01 a 05 têm 50 MW cada e Gado Bravo 06 a 08, 37,5 MW cada. Somam 362,5 MW 

A autorização para o estabelecimento da rede de interesse restrito dos geradores será feita posteriormente, após apresentação do contrato de uso da rede. 

Campo Largo Solar 01 a 04 e 08 a 12 (BA) 

Campo Largo Solar Participações e Geração de Energia Ltda. (uma controlada da Engie Brasil) poderá implantar as usinas Campo Largo Solar 01 a 04 e Campo Largo Solar 08 a 12, localizadas no município de Sento Sé, na Bahia. As usinas têm, juntas, 308 MW.

O sistema de interesse restrito das usinas será autorizado posteriormente, dependendo da apresentação do contrato de uso da rede. 

Cobra 1 a 10 (PI) 

Complexo Fotovoltaico Cobra Ltda. (controlada da CESBE Participações) foi autorizada a implantar as usinas Cobra 1 a 10, localizadas em Capitão de Campos, Piauí. As usinas têm 30 MW cada, totalizando 300 MW.

A empresa também foi autorizada a implantar o sistema de interesse restrito, composto de uma subestação seccionadora 34,5/500 kV e uma linha de transmissão em 500 kV conectada ao ponto de abertura da LT 500 kV Teresina II – Tianguá II 05V9, de propriedade da Companhia Hidroelétrica do São Francisco. 

Webinar da pv magazine Brasil

Dia 30 de março vamos discutir os diferentes cenários para a expansão da geração centralizada no Brasil com uma visão realista sobre a viabilidade desses projetos. Vamos analisar os números de possíveis instalações, comparar preços de PPAs, leilões e mercado livre, e discutir opções de hibridização. Registre-se agora!
 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Estudantes paranaenses vencem olimpíada com projeto de limpeza de rios urbanos com energia solar
17 setembro 2025 Quatro alunas da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um protótipo para reduzir a poluição hídrica por meio da limpeza de rios urbanos utilizando ec...