Iberdrola inaugura seu primeiro projeto híbrido no Brasil

Share

Da pv magazine Espanha

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitaram o primeiro complexo híbrido da empresa no Brasil.

Localizado no interior da Paraíba, no Nordeste do país, o Complexo de Energias Renováveis ​​da Neoenergia integra pela primeira vez a geração de energia eólica e solar no país, graças ao parque eólico Chafariz e à usina fotovoltaica Luzia, que conta com a também espanhola Ingeteam, e cuja construção se iniciou em 2021.

O complexo envolveu um investimento de R$ 3 bilhões de reais (cerca de 630 milhões de euros) e tem uma capacidade de 600 MW. No ano passado, foi relatado que um empréstimo EIB de 200 milhões foi concedido à Iberdrola para seu cluster híbrido no Brasil.

É formado por 15 parques eólicos que totalizam 136 aerogeradores – com capacidade instalada de 471,2 MW – e as duas usinas solares Neoenergia Luzia, com 228.000 painéis e capacidade instalada de 149,2 MWp. A ligação à rede é assegurada pela subestação e pela linha de transmissão, com uma extensão de 345 km. A Neoenergia assinou um PPA com a operadora de telecomunicações brasileira Claro para a usina solar Luzia.

O Complexo se estende por uma área de 8.700 hectares, dos quais apenas 14% estão ocupados, nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede, no estado da Paraíba. Durante sua construção, foram ministradas mais de 680 horas de aulas de treinamento, nas quais cerca de 180 pessoas foram treinadas como pedreiros, carpinteiros e ferreiros.

Outras 150 pessoas também foram capacitadas para trabalhar na montagem de estruturas metálicas para painéis solares.

O presidente da Iberdrola prometeu investir R$ 30 bilhões nos próximos três anos no país, para continuar desenvolvendo novos projetos e redes renováveis, além de aproveitar as oportunidades oferecidas por tecnologias como offshore vento ou hidrogênio verde. “Começamos no Brasil há 20 anos e hoje somos mais de uma centena de empresas que atuam em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro e atendem a quase 40 milhões de pessoas com um total de 16 mil funcionários. A Iberdrola e a Neoenergia continuarão sendo fiéis aliadas do Brasil”, disse Galán.

A Neoenergia possui 5,1 GW de capacidade instalada de geração, sendo 90% renovável, e está implantando outros 200 MW com a construção de novos parques eólicos. No negócio de redes, possui 2.500 km de linhas em operação e 6.100 km em construção.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Helte adquire 40 mil módulos da Sengi e quer impulsionar vendas de módulos nacionais
10 outubro 2024 Para enfrentar concorrência chinesa e mitigar o aumento na tarifa de importação de painéis solares, a distribuidora pretende aumentar a participação d...