Brasil recebe principais players globais de energia solar, armazenamento e mobilidade elétrica na SNEC PV & ES LATAM 2026

Share

O Brasil receberá em 2026 os principais players globais dos mercados de energia solar, armazenamento de energia e mobilidade elétrica na SNEC PV & ES LATAM, edição latino-americana do maior evento da indústria de energia solar do mundo. Em mensagem oficial de vídeo divulgada pela organização, a fundadora da SNEC, Madame Mi Yue, destacou o interesse das companhias chinesas no mercado brasileiro e reforçou a importância do evento na apresentação de novas tecnologias, viabilizando oportunidades de negócios e tornando as soluções de geração fotovoltaica mais acessíveis, baterias e eletromobilidade para os consumidores brasileiros.

Com organização da NürnbergMesse Brasil, uma das maiores promotoras de eventos do país, em parceria com a Oakstream, que atua na comercialização e serviços de energia renovável, a feira e congresso da edição latino-americana serão realizados em São Paulo (SP) entre 24 e 26 de março.

“Estamos ansiosos para promover a colaboração global e o intercâmbio tecnológico e oportunidades comerciais de alto valor entre o Brasil, a China e o mercado internacional, em geral. Empresas chinesas demonstraram grande interesse no mercado brasileiro e estão avaliando oportunidades de participação”, declarou a executiva.

Ela ainda destacou que a organização do evento mantém um diálogo próximo com os principais players do setor para garantir que o evento apresente as mais recentes soluções tecnológicas e inovações da China e do exterior.

Atratividade do mercado brasileiro

A China é maior polo da indústria de energia renovável e de transição energética do mundo, detendo a liderança na produção de tecnologias de geração solar fotovoltaica, armazenamento de energia e mobilidade elétrica. O interesse das grandes companhias do setor no Brasil se justifica: na última década, o País se consolidou como um dos principais mercados de energia solar do mundo.

Atualmente, o país supera 62 gigawatts (GW) de capacidade instalada, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com estudo da SolarPower Europe, principal associação do setor solar europeu, o Brasil foi 4º maior mercado de energia solar do mundo em 2024, ficando apenas atrás da China, Estados Unidos e Índia, com 18,9 GW adicionados.

Dessa forma, o país se posiciona como principal centro do setor solar da América Latina. A região também oferece um enorme potencial de desenvolvimento de projetos de armazenamento de energia, hidrogênio verde, mobilidade elétrica e outros segmentos da transição energética.

SNEC: maior evento de energia solar do mundo

A SNEC de Xangai, na China, é realizada desde 2007 e tornou-se o maior evento de energia solar do mundo. A edição de 2025 aconteceu entre 11 e 13 junho e contou com cerca de 3,5 mil expositores e atraiu de mais de 500 mil visitantes. A SNEC PV & ES LATAM representa a primeira versão da feira e congresso realizada fora da China. O encontro acontece entre 24 e 26 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A expectativa da organização é de receber pelo menos 10 mil pessoas nos três dias de evento. A feira de negócios contará com cerca de 100 expositores, incluindo os principais fabricantes de equipamentos fotovoltaicos, como painéis solares e inversores, e desenvolvedores de projetos de geração centralizada e distribuída, além de empresas com atuação nos mercados de armazenamento de energia com baterias, mobilidade elétrica, smarts grids e infraestrutura.

SNEC PV & ES LATAM

Data: 24 a 26 de março de 2026

Local: Distrito Anhembi, São Paulo (SP)

Informações: https://sneclatambr.com.br/