Uma equipe internacional de pesquisa investigou como a agricultura mecanizada pode ser combinada com a agrivoltaica e descobriu que a chave para o sucesso é um processo de co-design holístico e específico para cada propriedade rural.
“Nossa pesquisa aborda a integração da mecanização agrícola no projeto de sistemas agrivoltaicos. Ela destaca como o planejamento antecipado da manobrabilidade das máquinas é necessário para evitar a perda de terras cultiváveis e garantir a viabilidade econômica do componente agrícola em projetos agrivoltaicos”, disse o autor principal da pesquisa, Yuri Bellone, à pv magazine.
“Analisamos o desafio, muitas vezes subestimado, do desenvolvimento de sistemas agrivoltaicos onde a mecanização agrícola é um requisito essencial”, prosseguiu. “Essa subestimação na elaboração de uma estratégia de mecanização adequada pode resultar em espaço insuficiente, dificultando a manobrabilidade das máquinas e levando a uma perda significativa de terras cultiváveis. Quando a terra não pode ser processada de forma eficaz com máquinas convencionais, especificamente para tarefas como aração e colheita, a rentabilidade da atividade agrícola dentro do sistema agrivoltaico é afetada negativamente.”
No estudo “Agricultural mechanization in agrivoltaic systems: Challenges, adaptation, and possible advancements”, publicado na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews, os cientistas descreveram as considerações específicas necessárias antes de projetar uma usina agrivoltaica para garantir a continuidade da atividade agrícola.
“Embora os sistemas agrivoltaicos visem aumentar a sustentabilidade agrícola tanto econômica quanto ambientalmente, os arranjos físicos dividem a terra em setores inscritos em fileiras de painéis fotovoltaicos. Cada setor funciona como uma unidade independente definida pela tipologia agrivoltaica específica, com diferentes restrições espaciais”, explicou Bellone. “ Consequentemente, o comprimento horizontal, entendido como o espaço disponível para plantio e cultivo, e a altura livre vertical, dentro de cada setor, tornam-se um fator primordial de projeto. Uma barreira significativa é que as máquinas e implementos agrícolas são muito variáveis e geralmente projetados para agricultura em campo aberto, em vez dos caminhos restritos gerados pelos sistemas agrivoltaicos.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.