Preços de módulos TOPCon caem na China com recuo da prata e pausa do Ano Novo Lunar

Share

Da pv magazine Global

Os preços dos módulos TOPCon chineses caíram levemente esta semana após quatro semanas consecutivas de ganhos, enquanto a atividade de negociação diminuiu antes das festas do Ano Novo Lunar. Os ajustes de preço também foram impulsionados pela expectativa de redução dos custos de produção após uma recente queda nos preços da prata, que caíram mais de 30% desde que atingiram recordes no final de janeiro.

O Chinese Module Marker (CMM), a avaliação de referência OPIS para módulos TOPCon da China, caiu 1,68% na semana para $ 0,117/W FOB China, segundo o Relatório OPIS Global Solar Markets divulgado em 3 de fevereiro.

No entanto, a redução de custos pode ser de curta duração. Diversas fontes de fabricantes observaram que os volumes de remessas para fevereiro e março estão em grande parte esgotados, já que os compradores buscaram aquisição antes do cancelamento do reembolso do imposto de exportação a partir de 1º de abril. Os participantes do mercado observaram que a remoção do reembolso deve aumentar os custos dos fabricantes, fornecendo suporte de preços a partir de abril.

Um fabricante de módulos top 10 disse que sua linha de produção já está operando em plena capacidade, com as remessas de fevereiro totalmente alocadas. A fonte acrescentou que vários fabricantes líderes ainda estão sujeitos a cotas de produção e exportação impostas pelos reguladores.

Esses limites de produção fazem parte das reformas mais amplas do lado da oferta da indústria, sob as quais os reguladores atribuem cotas trimestrais de produção aos grandes produtores, para conter a sobrecapacidade e controlar a concorrência agressiva de preços.

Outro grande fabricante observou que seus volumes de remessas de março estão totalmente lotados, enquanto as taxas de operação dos módulos foram limitadas devido aos limites de produção impostos pelo governo.

Os participantes do mercado continuam cautelosos quanto ao compromisso com entregas para a segunda metade de 2026. As discussões sobre as cargas de módulos na segunda metade se limitam principalmente a indicações de preço, e não a transações reais, embora algumas fontes acreditem que os preços a jusante provavelmente não retornarão aos níveis de 2025, dado o longo período de custos de entrada mais altos.

Enquanto isso, os preços das células TOPCon M10 chinesas foram avaliados 1,65% acima na semana, a $ 0,0556/W FOB China. Os preços das células TOPCon subiram esta semana com indicações mais firmes, enquanto os participantes do mercado continuavam avaliando o impacto de uma forte queda nos preços da prata desde a última sexta-feira.

Devido à elevada volatilidade nos mercados de prata, várias fontes de comércio adotaram uma postura de espera para ver, optando por reavaliar as implicações para os custos de produção após o feriado do Ano Novo Lunar.

Um dos 10 maiores produtores afirmou que, embora os preços da prata tenham caído, a maioria das matérias-primas já havia sido garantida por meio de contratos a prazo. Outro produtor downstream observou que os preços dos metais preciosos continuam difíceis de prever em meio a recentes interrupções no mercado, acrescentando que a prata provavelmente não recuará para os níveis de preço de 2025. Embora os preços das células possam diminuir, a fonte espera que os preços de longo prazo continuem sendo suportados.

De acordo com a China Nonferrous Metals Industry Association (CNMIA), os preços persistentes e altos dos componentes, especialmente a prata, têm mantido os custos de produção de células elevados. Pedidos fracos de módulos no exterior aumentaram a incerteza em relação aos cronogramas de produção de pastilhas e células, suprimindo a demanda de aquisição de curto prazo.

No lado da oferta, os principais produtores reduziram ou interromperam a produção, apertando a oferta de curto prazo e oferecendo algum suporte de preços. No entanto, os altos níveis de estoque em toda a indústria não foram reduzidos de forma significativa, continuando a pesar em qualquer recuperação sustentada dos preços.

Os participantes do mercado acrescentaram que muitas linhas de produção foram fechadas antes do Ano Novo Lunar, limitando a descoberta de preços no curto prazo. Assim, sinais de preço mais claros só devem surgir até o final de fevereiro.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível para aviação, GLP/GNL, carvão, metais e produtos químicos, além de combustíveis renováveis e commodities ambientais. Adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Baterias passarão a pagar até 20% de imposto de importação
05 fevereiro 2026 As três principais classificações para importação de baterias no Brasil pagavam alíquotas de II de 16% a 18%.