Da ESS News
Em um ano recorde para a flexibilidade na Europa, quase 12 GW/24 GWh de capacidade de armazenamento de energia em baterias (BESS) foram contratados por meio de contratos de compra de flexibilidade (FPAs) e contratos de otimização, o triplo do volume registrado em 2024, de acordo com o relatório Renewables Market Outlook 2026 da Pexapark. Os FPAs emergiram como a espinha dorsal da viabilidade financeira dos BESS, desbloqueando capital semelhante ao de infraestrutura e permitindo uma rápida expansão para além da Grã-Bretanha, chegando à Alemanha, Itália e Holanda.
A inovação contratual acelerou, com tarifas, preços mínimos e estruturas financeiras como swaps de energia para o dia seguinte tornando-se comuns, enquanto novos perfis de compradores – incluindo traders, seguradoras e fundos de hedge – entraram no mercado de flexibilidade. Em contrapartida, o ímpeto tradicional dos PPAs europeus arrefeceu em 2025, à medida que os mercados se ajustaram às menores expectativas de captura. A capacidade total contratada de PPAs divulgada caiu para 13,1 GW em 247 contratos, contra 15,3 GW em 2024.
“Com a volatilidade se tornando a força dominante do mercado, a flexibilidade está se tornando a verdadeira fonte de valor. O armazenamento, a otimização e as estratégias de portfólio não são mais apenas maneiras de melhorar os retornos – são essenciais para se manter viável e competitivo nos mercados de energia atuais”, disse Luca Pedretti, COO e cofundador da Pexapark.
Analisando especificamente a demanda por sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) com receita fixa, a Pexapark constatou que os 6,5 GW de capacidade de contratos de compra de flexibilidade contratados em 2025 mais do que compensaram a queda de aproximadamente 2,2 GW na capacidade de contratos de compra de energia entre 2024 e 2025.
A Grã-Bretanha dominou o mercado europeu de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), registrando 4,5 GW de BESS independentes contratados sob contratos de compra de flexibilidade, representando mais de 75% da capacidade total de FPAs da Europa em 2025.
Esse aumento na atividade de FPA foi impulsionado por projetos de grande escala que buscavam receitas contratadas para sustentar maior alavancagem e melhorar a viabilidade de financiamento em estruturas de financiamento de projetos em um ambiente de baixa receita. Das 19 transações de FPA divulgadas no Reino Unido durante o ano, seis envolveram ativos com capacidade superior a 200 MW, com negócios individuais chegando a 1 GW.
Para continuar a leitura, visite o nosso site ESS News
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.