EPE recomenda instalação de BESS com formação de rede para atender carga no Acre

Share

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu o estudo técnico que recomenda uma solução inovadora para o aumento da confiabilidade no atendimento às cargas de Feijó e Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, combinando o uso de sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS) com tecnologia grid-forming e o reforço estrutural da rede de transmissão em 230 kV.

Para o período conjuntural, o estudo aponta a implantação de um BESS de 100 MW / 200 MWh, conectado ao barramento de 69 kV da Subestação Cruzeiro do Sul, como a alternativa de melhor desempenho técnico-econômico. A solução permite resposta rápida a contingências, operação formadora de rede e prestação de serviços ancilares, ampliando a flexibilidade operativa em uma região que não dispõe atualmente de geração centralizada despachável.

O estudo também recomenda a construção de aproximadamente 640 km de novas linhas de transmissão em 230 kV, conectando Tucumã a Feijó, além do reforço da ligação existente, com o objetivo de garantir a confiabilidade estrutural do atendimento. O projeto prevê o aproveitamento de estruturas já existentes em trechos sensíveis, minimizando impactos socioambientais, especialmente em áreas de Terra Indígena. O investimento estimado para essa etapa é de aproximadamente R$694,7 milhões.

Um ponto de destaque adicional do trabalho é que as análises elétricas também foram realizadas com o uso do software PowerFactory, especialmente na modelagem da operação horária do BESS, simulando seus ciclos de carga e descarga em situações de contingência, bem como sua interação com a rede, em complemento aos programas do Cepel, reforçando o caráter estratégico das novas ferramentas e sua integração aos programas oficiais.

O conjunto de soluções recomendado fortalece a confiabilidade do suprimento no Acre, reduz a dependência de geração termelétrica local e estabelece referência inédita para a aplicação de sistemas de armazenamento formadores de rede no planejamento da transmissão brasileira.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Baterias junto à carga em GD: regulação e inovação impulsionam novas oportunidades no setor
28 janeiro 2026 Especial da pv magazine Brasil analisa os desafios e oportunidades do armazenamento de energia em GD, destacando o papel da regulação, redução de cust...