Preço da prata atinge a máxima histórica de $ 108,17 por onça

Share

Da pv magazine Global

Os preços da prata continuaram disparando esta semana, atingindo um recorde de $ 108,17 por onça (unidade de medida: 1 onça (oz) = 28,35 gramas) hoje. Somente nos últimos sete dias, os preços aumentaram quase 15%, acima de $ 94,73/oz.

Em comparação, o preço médio da prata em 2024 foi de $ 28,27/oz. Os preços estavam em $ 31,30/oz em janeiro de 2025 e $ 36,11/oz em junho, níveis ainda considerados administráveis para a indústria fotovoltaica.

Philip Newman, diretor-gerente da empresa britânica de pesquisa de mercado Metals Focus, calculou anteriormente que, com um preço da prata em torno de $ 70/oz, a prata representaria aproximadamente 18% a 20% do custo total dos módulos solares. Nos níveis atuais de preço, estima-se que essa participação tenha subido para mais de 30%.

A alta dos preços da prata, por sua vez, está empurrando os fabricantes fotovoltaicos para a metalização baseada em cobre. Na semana passada, o fornecedor chinês de pasta de metalização DK Electronic Materials destacou essa tendência, revelando que um cliente em escala de gigawatts adotará sua pasta de alto teor de cobre para produção comercial.

Segundo Radovan Kopecek, cofundador e diretor do instituto alemão de pesquisa Centro Internacional de Pesquisa em Energia Solar de Konstanz (ISC Konstanz), uma transição imediata para o cobre é tecnicamente e economicamente viável. “A serigrafia de cobre pode ser implementada rapidamente, e recebemos muitas consultas sobre isso”, disse ele à pv magazine na semana passada.

Ning Song, da Universidade de New South Wales (UNSW) na Austrália, explicou que, mesmo que adotar uma pasta com alto teor de cobre resulte em uma pequena queda de eficiência, a troca de preço deve ser aceitável para os fabricantes. “Essa troca é aceitável se não introduzir novos riscos de confiabilidade. Em última análise, a decisão depende de quão bem a perda de eficiência pode ser compensada no nível do módulo e do sistema”, disse ela à pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

CPFL Energia abre chamada pública para projetos de armazenamento de energia
26 janeiro 2026 Com inscrições até 8 de fevereiro, o Edital Multitemas prioriza propostas de P&D em armazenamento de energia nas regiões Norte, Nordeste e Centro-...