Musk em Davos: Data Centers fotovoltaicos para IA no espaço serão viáveis em dois ou três anos

Share

Da pv magazine Global

A Groenlândia não foi o único mercado de fronteira em destaque no Fórum Econômico Mundial (WEF) da semana passada, em Davos, Suíça. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse a Larry Fink, copresidente interino do WEF e CEO da BlackRock, que a energia solar poderia alimentar IA baseada no espaço, com possível implantação em larga escala em dois a três anos.

“Quando você tem energia solar no espaço, você tem cinco vezes mais eficácia, talvez até mais, do que a solar no solo”, afirmou Musk. “Está sempre ensolarado, então você não tem ciclo dia-noite, sazonalidade ou clima, e você obtém cerca de 30% mais energia no espaço porque não há atenuação atmosférica da energia. O efeito líquido é que qualquer painel solar gera cinco vezes mais energia no espaço do que no solo.”

O espaço também oferece excelentes condições térmicas, segundo Musk.

“É óbvio construir data centers de IA movidos a energia solar no espaço, porque, como mencionei, também é muito frio no espaço. Quando você está na sombra, está muito frio no espaço, 3 graus Kelvin”, explicou. “Então você tem painéis solares voltados para o sol e um radiador apontado para longe do sol, então não tem incidência solar, é só resfriamento, é um sistema de resfriamento muito eficiente. O efeito líquido é que o lugar de menor custo para colocar IA será o espaço, e isso será verdade em dois a três anos, no máximo três.”

Mas como levamos todo esse equipamento para o espaço? É aí que entra em cena o outro grande empreendimento de Musk, a SpaceX. A SpaceX está planejando uma oferta pública recorde em 2026 e está a caminho de reduzir ainda mais o que Musk chama de “custo de acesso ao espaço”.

“Esperamos que este ano possamos provar a reutilização total do Starship, o que seria uma invenção profunda, porque o custo de acesso ao espaço cairia em um fator de 100 quando você alcançasse a reutilização total”, disse Musk. “Isso reduz o custo de acesso ao espaço abaixo, acreditamos, o custo do frete em aeronaves, então facilmente fica abaixo de $ 100 por libra.”

A Starship, o maior foguete já construído, seria usado para implantar infraestrutura de IA movida a energia solar no espaço. Eventualmente, infraestrutura semelhante poderia ser estabelecida na Lua e em planetas como Marte, especialmente à medida que robôs inteligentes movidos a IA se tornam comuns para construir e manter esses ativos espaciais. O primeiro passo nesse roteiro parece ser os satélites de IA movidos a energia solar.

“Uma das coisas que faremos com a SpaceX dentro de alguns anos é lançar satélites de IA movidos a energia solar”, disse Musk. “O espaço é realmente a fonte de imensa energia e então você não precisa ocupar espaço na Terra, há tanto espaço no espaço, e você poderia escalar para, no fim, eu acho, centenas de terawatts por ano.”

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

CPFL Energia abre chamada pública para projetos de armazenamento de energia
26 janeiro 2026 Com inscrições até 8 de fevereiro, o Edital Multitemas prioriza propostas de P&D em armazenamento de energia nas regiões Norte, Nordeste e Centro-...