Os preços dos módulos TOPCon na China subiram pela terceira semana consecutiva, enquanto os participantes do mercado continuavam a digerir os impactos da remoção de descontos de exportação e do aumento dos preços das células. Além dos preços à vista, os preços futuros também subiram, refletindo expectativas de que mudanças recentes de política possam influenciar a precificação mais para a frente.
De acordo com o OPIS Global Solar Markets Report divulgado em 20 de janeiro, o Chinese Module Marker (CMM), a avaliação de referência OPIS para módulos TOPCon da China, subiu 12,75% na semana, para $ 0,115/W Free-On-Board (FOB) China.
As indicações da curva futura do módulo OPIS FOB China TOPCon para cargas do segundo trimestre de 2026 foram avaliadas em $ 0,120/W, um aumento de 14,29% na semana. Os preços futuros para cargas do terceiro trimestre de 2026 subiram para $ 0,121/W, subindo 15,24% na semana.
O carregamento de cargas do quarto trimestre de 2026 subiu 10,42% semana a semana, para $ 0,106/W, enquanto o carregamento de cargas do primeiro trimestre de 2027 teve o maior aumento de 13,5%, para $ 0,109/W.
Segundo um produtor Tier 1, os preços da prata continuarão sendo uma variável-chave. Mesmo que os preços upstream do polissilício abrandassem a partir de abril, os preços dos módulos teriam dificuldades para voltar aos níveis de final de 2024, em torno de CNY 0,70 ($ 0,10)/W, desde que os preços da prata permaneçam nos níveis atuais. O produtor acrescentou que os compradores aceitaram em grande parte os preços mais altos e esperam que a tendência de alta persista.
No entanto, algumas fontes comerciais apontaram para um sentimento persistente de “esperar para ver” no mercado, impulsionado principalmente pela incerteza em torno das políticas futuras, especialmente as medidas antimonopólio da China, que podem estar limitando a transmissão total dos recentes aumentos de preços.
Embora essas medidas estejam focadas principalmente no segmento de polissilício e na plataforma de consolidação proposta, participantes do mercado downstream disseram ao OPIS que elas também podem ter implicações para os mercados de células e módulos, onde grandes produtores operam sob rigorosos acordos de coordenação de produção e vendas há mais de um ano.
Diversas fontes produtoras disseram que isso pode, sem querer, intensificar a produção e a competição de preços em um setor que já enfrenta uma supercapacidade significativa. No entanto, eles observaram que ainda seriam necessárias orientações regulatórias mais claras antes que os fabricantes ajustem suas estratégias de produção e vendas.
No início de janeiro, a Administração Municipal de Pequim para Regulação de Mercado iniciou uma reunião com grandes produtores de polissilício e a Associação da Indústria Fotovoltaica da China para abordar riscos de monopólio e definir os requisitos de retificação relacionados ao cumprimento do monopólio. As medidas de correção devem ser submetidas à Administração Estadual de Regulamentação de Mercado (SAMR) até 20 de janeiro.
De acordo com o arcabouço proposto, as empresas estão proibidas de chegar a acordos sobre capacidade de produção, taxas de utilização, volumes de vendas e preços. Os índices de contribuição de capital não devem determinar a alocação de mercado, produção ou distribuição de lucros, e qualquer forma de coordenação ou comunicação sobre preços, custos, produção e volumes de vendas não é permitida.
Enquanto isso, altos níveis de estoque e o excesso de oferta a jusante continuam sendo um obstáculo, dificultando a justificativa dos preços atuais, segundo fontes. Um produtor de nível 1 observou que os segmentos de células e módulos provavelmente continuarão desafiadores em 2026, observando que é difícil definir um teto de preço claro em meio à incerteza política contínua, enquanto novos aumentos de preço também podem pesar nas decisões de investimento em usinas de energia.
Uma fonte desenvolvedora disse que a incerteza permanece elevada, com quaisquer ganhos adicionais dependendo da aceitação pelos preços atuais dos módulos pelo mercado. A fonte acrescentou que, enquanto os fornecedores continuam pressionando por aumentos, pode ser difícil para os preços dos módulos continuarem subindo devido às tarifas atuais de eletricidade, já que a maioria dos novos projetos fotovoltaicos é precificada por meio de mecanismos baseados no mercado, e não por tarifas garantidas de alimentação (FiTs).
Espera-se que os principais fabricantes fotovoltaicos chineses divulguem seus resultados financeiros para 2025 nas próximas semanas, com vários já sinalizando mais um ano difícil em 2025, em meio ao excesso de oferta em toda a cadeia de valor e aos preços persistentemente fracos. Preços de venda deprimidos nos módulos e condições comerciais mais apertadas continuaram a reduzir as margens, com algumas empresas relatando perdas maiores no quarto trimestre de 2025 em comparação ao terceiro trimestre.
A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível para aviação, GLP/GNL, carvão, metais e produtos químicos, além de combustíveis renováveis e commodities ambientais. Adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.
Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.






Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.