Demanda global por BESS cresce 51% em 2025 com instalações ultrapassando 300 GWh

Share

Da pv magazine Global

Cerca de 315 GWh foram instalados tanto no mercado de sistemas de armazenamento de energia em escala de rede quanto em sistemas de armazenamento de bateria (BESS) em escala de rede e atrás do medidor, representando quase 50% de crescimento ano a ano, segundo a Benchmark Mineral Intelligence.

Geograficamente, China e EUA lideraram as implantações, com a China superando em muito todos os outros mercados. O maior mercado de BESS do mundo instalou mais capacidade de baterias apenas em dezembro do que os EUA – o segundo maior mercado – implementaram durante todo o ano. Enquanto isso, Arábia Saudita, Austrália e Chile subiram para terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente, deslocando o Reino Unido e a Itália dos cinco principais mercados de 2024.

Projetos em escala de grade foram o principal motor do crescimento, representando quase 240 GWh de instalações globais. O tamanho dos projetos continuou a aumentar, com 46 projetos em escala giga entrando em operação em 2025, acima dos 17 em 2024. Olhando para o futuro, mais de 150 projetos em escala giga estão atualmente em andamento para 2026.

“2026 promete ser mais um ano forte para o BESS, com nossa previsão atual de nova capacidade operacional superior a 450GWh, em comparação com 315GWh em 2025”, disse Iola Hughes, chefe de pesquisa da Benchmark Mineral Intelligence, à ESS News. “Não deve haver restrição no suprimento de materiais aqui, com a produção de células para células BESS superando esse crescimento no último ano, e a capacidade prevista para expandir ainda mais este ano.”

Para continuar lendo, visite nosso portal ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Auren Energia investe R$ 255 milhões e inaugura o primeiro parque híbrido fotovoltaico
Aneel determina suspensão do ressarcimento por cortes de geração para solares e eólicas por 90 dias
20 janeiro 2026 Decisão é resposta à um pedido do Ministério de Minas e Energia e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, com a justificativa de aguardar a...