Wafers tipo N sobem mais de 10% com pressão de custos da prata

Share

Da pv magazine Global

Os preços dos wafers do tipo N subiram em todos os aspectos esta semana em comparação com a avaliação anterior de 16 de dezembro de 2025. Os preços FOB China para wafers M10 do tipo N subiram 13,92%, para $0,18 por peça (pc), enquanto os wafers G12 subiram 10,82%, para $ 0,215/pc, segundo o OPIS Solar Weekly Report divulgado em 6 de janeiro.

De acordo com players do mercado, os preços cotados pelos fabricantes para wafers do tipo N no mercado doméstico chinês subiram acima de CNY 1,4 ($0,20)/pc para produtos M10 e CNY 1,7 (US$ 0,24)/pc para produtos G12.

Fontes do setor atribuíram o impulso de alta dos preços em parte ao aumento dos preços das células, impulsionado pelo aumento dos custos da pasta de prata, que proporcionaram alguma margem para os preços dos wafers. Segundo analistas, os custos da pasta de prata dispararam, já que os preços da prata subiram mais de 160% ano a ano em dezembro, em meio a um déficit persistente de oferta.

Além disso, esforços para avançar com o plano de apoiar os preços do polissilício ofereceram um suporte indireto adicional às expectativas de preço dos wafers.

No entanto, o sentimento da indústria permanece cauteloso quanto à sustentabilidade dos aumentos nos preços dos wafers. Um participante do mercado observou que, embora preços mais altos da pasta de prata tenham apoiado o preço das células, os fabricantes também reduziram as taxas operacionais devido à tolerância limitada entre os fabricantes de módulos, limitando sua capacidade de repassar novos aumentos de custo. A fonte acrescentou que projetos do mercado final doméstico não podem absorver os níveis atuais de preço dos wafers.

Os participantes do mercado também observaram que, antes do Ano Novo Lunar em fevereiro, as empresas estão sob pressão para melhorar o fluxo de caixa para apoiar a produção pós-feriado, aumentando a possibilidade de transações com preços mais baixos nas próximas semanas.

No lado da oferta, os produtores de wafers estariam implementando cortes significativos na produção. Diz-se que um grande fabricante opera com cerca de 20% de utilização. Segundo fontes, produtores especializados de wafers reduziram a produção de forma mais acentuada para aliviar a pressão sobre estoques, enquanto fabricantes integrados mantiveram taxas operacionais relativamente mais altas ao fornecer wafers para suas instalações no exterior.

No exterior, um grande fabricante chinês de wafers anunciou esta semana que sua subsidiária se juntou à Middle East Solar Industry Association (MESIA), posicionando a medida como um passo para aprofundar sua presença nos mercados fotovoltaicos do Oriente Médio e do Norte da África.

A empresa já anunciou planos em julho de 2024 para desenvolver 20 GW de capacidade de fabricação de lingotes e wafers na Arábia Saudita. Uma fonte familiarizada com o assunto disse à OPIS após o anúncio da empresa na MESIA que a construção ainda não começou, embora o projeto continue ativo, com mais detalhes pendentes de divulgação oficial.

Embora não tenha sido confirmado pela empresa, outra fonte do setor afirmou que os preparativos preliminares no planejamento de negócios estão em grande parte concluídos, enquanto os principais marcos da implementação ainda dependem da disponibilidade oportuna de financiamento de todas as partes interessadas.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível para aviação, GLP/GNL, carvão, metais e produtos químicos, além de combustíveis renováveis e commodities ambientais. Adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Com queda de ex-tarifários, inversores pagarão imposto de importação de 12,6%
09 janeiro 2026 De acordo com uma análise da Consultoria JCS, os ex-tarifários revogados representam quase 70% das isenções de II até então válidas para inversores. O...