China conecta o maior projeto global de bateria de fluxo de vanádio

Share

Do portal ESS News

O primeiro projeto mundial de armazenamento de energia com bateria de fluxo de vanádio em escala gigawatt-hora entrou em operação na China, com capacidade instalada total de 200 MW/1.000 MWh.

Localizado no condado de Jimusar, Xinjiang, o projeto solar e de armazenamento representa um investimento total de CNY 3,8 bilhões (US$ 520 milhões) e abrange um terreno de 1.870 hectares. Foi desenvolvido pela Huaneng Xinjiang Jimusar Power Co., com engenharia e integração de sistemas realizadas pela PowerChina Northwest Engineering Corp. A construção do projeto foi concluída em meados de 2025.

O armazenamento de energia para o projeto de bateria de cinco horas foi fornecido pela Rongke Power, especialista em fluxo de vanádio com sede em Dalian, China. O sistema de armazenamento de energia está localizado junto a uma usina solar de 1 GW e foi projetado para ciclagem intensiva diária, segundo Rongke. O fabricante de baterias acrescentou que a integração da bateria de fluxo de vanádio ao projeto fotovoltaico deve resultar na utilização de 230 GWh a mais de energia renovável a cada ano.

Ao contrário dos ativos BESS de íon-lítio, que dominam o armazenamento de energia por baterias em escala de rede globalmente, as baterias de fluxo de vanádio armazenam energia em um eletrólito. Eles têm menor densidade energética do que seus equivalentes de lítio, mas oferecem menor degradação e são não inflamáveis. A tecnologia está sendo cada vez mais considerada como uma solução de armazenamento de energia de longa duração para apoiar a implantação de renováveis nas redes elétricas.

A China continua dominando a implantação em larga escala, e o projeto Jimusar é o mais recente projeto de bateria de fluxo de vanádio que bateu recordes entregue por Rongke. O fabricante chinês também era responsável por entregar armazenamento para o 175 MW/700 MWh projeto Xihnua Ushi Energy Storage em Xinjiang em 2024, o maior do tipo até então, assim como o sistema Dalian de 100 MW/400 MWh, que estabeleceu o recorde global quando foi comissionado em 2022.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

O Ministério da Agricultura e Pecuária destinará R$ 3,5 milhões para solar na agricultura familiar
08 janeiro 2026 O objetivo é reduzir o gasto com energia, aumentar a qualidade de vida e os lucros com a produção.