Vinícola californiana opera inteiramente com energia solar flutuante e em telhados

Share

Da pv magazine Global

A vinícola californiana Nelson Family Vineyards agora abastece 100% de suas operações com eletricidade, após a Noria Energy instalar painéis solares no local. A fazenda familiar, com 74 anos de história, agora é totalmente abastecida por energia limpa, sem que nenhuma área agrícola tenha sido retirada da produção.  

Complementando a produção de um sistema solar fotovoltaico já existente no telhado, a Noria Energy instalou um sistema solar flutuante em um lago de irrigação. Juntos, os dois projetos solares devem gerar cerca de 200.000 kWh de eletricidade por ano, abastecendo a vinícola, as bombas agrícolas, a sala de degustação, a loja e 12 residências no local.

Imagem: Noria Energy

Espera-se que o projeto gere uma economia de aproximadamente US$ 90.000 por ano nas contas de energia elétrica da Nelson Family Vineyards. 

“Com o custo da eletricidade da rede subindo tão acentuadamente, tornarmo-nos independentes em termos energéticos terá um impacto significativo e imediato em nossa operação. Este investimento nos economizará uma quantia enorme de dinheiro ano após ano”, disse Tyler Nelson, proprietário da Nelson Family Vineyards. “O melhor de tudo é que, como o sistema flutua em um lago, não retiramos um único hectare de terra da produção.”

A instalação também está planejada para servir como local de estudo de campo sobre os impactos ecológicos da energia solar flutuante. Cientistas do Centro de Energia Selvagem da UC Davis usarão o sistema para examinar como as instalações solares flutuantes influenciam a qualidade da água, as espécies aquáticas, os microclimas e a biodiversidade em um ambiente agrícola.

O objetivo do estudo será determinar se o sombreamento proporcionado pelos painéis solares flutuantes pode ajudar a controlar o zooplâncton invasor (pulgas-d’água) e as plantas aquáticas que frequentemente entopem os filtros de irrigação por gotejamento de alta eficiência do vinhedo — um problema que exige manutenção a cada hora durante a alta temporada. Ao limitar a incidência direta da luz solar, espera-se que os painéis reduzam o crescimento das pulgas-d’água e das plantas aquáticas.

“Em conjunto com a instalação de um novo sistema solar flutuante, a Nelson’s Family Vineyards possibilitou uma importante pesquisa ecológica em sua propriedade. Ao permitir o acesso ao local para pesquisadores do Centro de Energia Selvagem da UC Davis, a vinícola está apoiando estudos sobre como a energia solar flutuante interage com a vida selvagem e a qualidade da água, ajudando a aprofundar nossa compreensão de como a energia solar flutuante pode se expandir de forma responsável”, disse o Dr. Elliot Steele, pesquisador de pós-doutorado do Centro de Energia Selvagem da UC Davis.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sistemas Isolados terão 180 MW de solar e 308 MWh de BESS até 2028
30 dezembro 2025 A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou, nesta terça-feira (30/12), o Planejamento do Atendimento aos Sistemas Isolados para o ciclo 2026 a 20...